Aclamados por uns e criticados por outros. Assim tem sido a receptividade da torcida azulina em relação ao meia-armador Eduardo Ramos nesta sua quarta passagem pelo Clube do Remo. Embora ainda conte com o respeito e gratidão de parcela dos torcedores pela contribuição direta no acesso azulino à Série C Nacional, em 2015, ao ter sido o principal jogador daquele elenco, hoje a imagem do atleta tem se desgastado pela baixa produtividade do ano passado e que é seguida neste começo de temporada, o que ocasionou na sua ida ao banco de reservas.

Eduardo Ramos desfalca o Remo contra o Independente

O profissional não foi relacionado para o duelo de ontem à tarde contra o Independente devido inflamação na superfície do osso na tíbia, conforme o departamento médico. Contudo, o ‘maestro’ como ficou conhecido pela qualidade na articulação, ao que indica, deve perder espaço no miolo central da equipe titular.

A iniciativa parte pelo condicionamento físico, já que o atleta não ostenta mais o mesmo gás de temporadas passadas, diferentemente dos concorrentes de posição, como é o caso de Douglas Packer e Robinho. Associado a isso, os números de Eduardo Ramos não são mais tão favoráveis. No ano passado, o jogador teve a sua segunda pior média com a camisa azul-marinho, com apenas três gols marcados em 13 partidas.

Na Justiça: Eduardo Ramos entra com ação trabalhista contra clube

Eduardo Ramos chega em Belém e é recepcionado por torcedores

Para tentar entender sobre o relacionamento do jogador como a torcida, a reportagem escutou alguns torcedores para falarem sobre a situação. De acordo com o torcedor Renato Rocha, as exigências fazem sentido, mas acredita que o atleta tem muita lenha para queimar. “Ele não fez uma boa Série C, mas estamos em início de competição. O Paraense é um bom teste e ele pode ser inserido. Mas quem tiver melhor nos treinamentos tem que jogar. Acho um pouco de exagero tanta cobrança. Ele merece um voto de confiança pela bola que tem”, argumentou o funcionário público.


Já outros remistas demonstraram pouca paciência com o meia. “Ele pode ir embora do Remo para outro time”, frisou o torcedor Lacenio Santos.

Dia 3 de setembro, o último gol de Edu no Remo. Na ocasião, o jogo era contra o Atlético Acreano, em Rio Branco.
Dia 3 de setembro, o último gol de Edu no Remo. Na ocasião, o jogo era contra o Atlético Acreano, em Rio Branco. Divulgação/Remo

 

Eduardo Ramos e Fenômeno Azul vivem um eterno romance de altos e baixos. Agora que o meia perdeu a condição de titular, a relação está à prova mais uma vez
Eduardo Ramos e Fenômeno Azul vivem um eterno romance de altos e baixos. Agora que o meia perdeu a condição de titular, a relação está à prova mais uma vez Divulgação/Remo

 

Poder de finalização pode ser a característica que garanta Eduardo entre os titulares
Poder de finalização pode ser a característica que garanta Eduardo entre os titulares Divulgação/Remo

 

RETROSPECTO

DESEMPENHO

1ª passagem (2014): 9 jogos / 1 gol

2ª passagem (2015/16): 61 jogos / 17 gols

3ª passagem (2017): 20 jogos / 4 gols

4ª passagem (2019/atual): 14 jogos / 3 gols

CONQUISTAS

Paraense 2014 e 2015 / acesso à Série C 2015

Virar atacante pode ser a solução

Camisa 10 de origem, Eduardo Ramos, no entanto, pode se adaptar a uma nova função pelo Remo quando for acionado. Por ter qualidade no toque de bola e, consequentemente, na finalização, a comissão técnica vislumbra utilizar o jogador mais avançado na formação tática, como um ‘falso 9’. Ou seja, atuar no ataque de maneira centralizada, mas sem ser a referência no sistema ofensivo – papel do centroavante.

O treinador Rafael Jaques adiantou que planejava utilizar o jogador no posto de Jackson no jogo contra o Carajás, mas acabou fazendo uma gestão de trocas, já que Lukinha havia pedido para sair. Caso Eduardo apareça futuramente como opção ao ataque, os torcedores enxergam tal mudança como positiva para o elenco. “Se aceitar jogar avançado ainda pode ser útil. Jogando recuado ele não tem mais a mesma arrancada. Tecnicamente, pode contribuir jogando avançado”, comentou o torcedor Juarez Junior, nas redes sociais.

TITULARIDADE

Apesar do veto pelo departamento médico, Eduardo Ramos deve ser opção para o duelo da quarta rodada, que por sinal, será o primeiro clássico Re-Pa da temporada. Assim, todo o poderio azulino será necessário para que o time siga em direção ao objetivo primário que é a conquista do tricampeonato estadual. Nesse caso em específico, alguns torcedores acreditam que, se apresentar condições necessárias, o jogador pode marcar retorno. “Ele conhece bem esse clássico e sabemos que Re-Pa é um jogo à parte. Se estiver bem, pode desequilibrar, como já mostrou isso em outros momentos”, apontou a torcedora Estela Mendonça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui