Foto: Agência Brasil

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirmou em reunião com o governador do Pará Helder Barbalho, que vai repor o estoque de vacinas contra a covid-19 para o estado, até o dia 15 de setembro. O anúncio foi feito na última quinta-feira (9).
A reunião teve como foco principal falar sobre a defasagem no número de doses de imunizantes contra o novo Coronavírus. De acordo com dados do governo estadual o Pará recebeu até o momento 1,3 milhão de doses de imunizante a menos, em relação à proporção populacional.
A Secretaria de Saúde do Pará (SESPA), o estado repassou a informação que o Ministério da Saúde repassou, até o momento, 9.551.800 doses de imunizantes. Cerca de 86% dessas vacinas foram repassadas aos municípios paraenses.
O chefe do executivo paraense solicita essa revisão na distribuição de doses, pelo fato de os dados que a pasta da saúde nacional utiliza para distribuir as mesmas é o último senso realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas o problema é que esses números analisados são de 2010, por tanto, na visão do estado estão defasados.