O Manchester United é campeão da Liga Europa. Nesta quarta-feira, a equipe inglesa dominou o Ajax na grande final do torneio continental, realizado na Friends Arena, venceu por 2 a 0 e voltou a conquistar uma competição europeia após nove anos de jejum.
A grande final foi dominada pelo Manchester United desde os primeiros minutos. Apesar de ter a posse de bola durante boa parte do jogo, o Ajax viu os ingleses serem mais efetivos e marcarem com Pogba, aos 17 minutos do primeiro tempo, e Mkhitaryan, aos dois da segunda etapa, para faturar o título da Liga Europa, em duelo realizado em Solna, localizada na região metropolitana da cidade de Estocolmo, na Suécia.
Com o título, o Manchester United garantiu apenas a primeira conquista de Liga Europa em toda a sua história. O tradicional clube, no entanto, já possuía cinco taças continentais, tendo vencido três Ligas dos Campeões, uma Recopa Europeia e uma Supercopa da UEFA.
Além da premiação e da taça da Liga Europa, o Manchester United garantiu também uma vaga direta na fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/18.
O jogo – A partida teve início e, com menos de um minuto, o Manchester United já levou perigo. Pogba aproveitou bola espalmada por Onana e arriscou de fora da área. A bola passou perto do gol, mas saiu pelo lado.
Apesar de um maior volume de jogo do Manchester United, foi o Ajax quem respondeu com perigo, aos 14 minutos. Younes se livrou da marcação e rolou para Bertrand Traoré. O atacante soltou uma pancada, mas Romero fez a defesa.
O susto, porém, não abalou o Manchester United, que logo abriu o placar. Aos 17 minutos, Pogba recebeu de Fellaini na entrada da área e arriscou o chute. O arremate foi fraco, no entanto, desviou no zagueiro Davinson Sánchez e tirou o goleiro Onana da jogada, com a bola acabando no fundo do gol para dar vantagem aos Diabos Vermelhos.
Após o gol, o Ajax manteve a posse de bola e passou a buscar o empate, porém, o Manchester United seguia levando mais perigo. Aos 23, Valencia recebeu pelo lado direito, avançou em direção ao gol e chutou, obrigando Onana a fazer a defesa para evitar o segundo dos ingleses.
Antes do intervalo, aos 36, Bertrand Traoré ainda teve uma última boa chance para o Ajax. O atacante passou por diversos marcadores e invadiu a área. No entanto, na hora do chute, foi desarmado por Blind, que evitou uma boa chance. Com isso, o primeiro tempo se encerrou com vantagem de 1 a 0 para o Manchester United.
Logo na volta para o segundo tempo, os Diabos Vermelhos conseguiram marcar o segundo gol. Aos dois minutos, Mata cobrou escanteio, Smalling desviou e a bola sobrou limpa para Mkhitaryan apenas empurrar para a rede e ampliar a vantagem dos ingleses.
Aos 15 minutos, o técnico Peter Bosz promoveu a entrada do brasileiro David Neres. No entanto, a substituição não fez efeito, e foi o Manchester United quem voltou a assustar. Aos 19 minutos, Pogba cruzou para a área e Fellaini cabeceou. Onana, porém, estava bem posicionado para fazer a defesa.
Nos minutos seguintes, o Manchester United conseguiu controlar as ações e o jogo ficou morno, pegando fogo somente nos minutos finais.
Aos 40, Lingard partiu em velocidade do campo de defesa, ficou cara a cara com o goleiro, porém, na hora de finalizar, foi desarmado por Davinson Sánchez.
Ainda deu tempo para uma última chance do Ajax, aos 49 minutos, em avanço de David Neres, que foi desarmado na hora certa por Antonio Valencia. Porém, a tentativa de reação parou por aí e o Manchester United apenas esperou o apito final para comemorar o título da Liga Europa.
FICHA TÉCNICA
AJAX-HOL 0x2 MANCHESTER UNITED-ING
Local: Friends Arena, em Solna (Suécia)
Data: 24 de maio de 2017 (Quarta-feira)
Horário: 15h45(de Brasília)
Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia)
Assistentes: Jure Praprotnik (Eslovênia) e Robert Vukan (Eslovênia)
Cartões Amarelos: Veltman, Riedewald e Younes(Ajax); Fellaini, Juan Mata e Mkhitaryan(Manchester United)
Cartões Vermelhos: Nenhum
GOLS: MANCHESTER UNITED – Pogba, aos 17 minutos do primeiro tempo, e Mkhitaryan, aos dois minutos do segundo tempo
AJAX: Onana; Veltman, Davinson Sánchez, De Ligt e Riedewald(Frenkie de Jong); Schöne(Van de Beek), Klaassen e Ziyech; Bertrand Traoré, Younes e Dolberg(David Neres)
Técnico: Peter Bosz
MANCHESTER UNITED: Sergio Romero; Antonio Valencia, Smalling, Blind e Darmian; Ander Herrera, Fellaini, Pogba, Mata(Rooney) e Mkhitaryan(Lingard); Rashford(Martial)
Técnico: José Mourinho