O Manchester United é campeão da Liga Europa. Nesta quarta-feira, a equipe inglesa dominou o Ajax na grande final do torneio continental, realizado na Friends Arena, venceu por 2 a 0 e voltou a conquistar uma competição europeia após nove anos de jejum.

A grande final foi dominada pelo Manchester United desde os primeiros minutos. Apesar de ter a posse de bola durante boa parte do jogo, o Ajax viu os ingleses serem mais efetivos e marcarem com Pogba, aos 17 minutos do primeiro tempo, e Mkhitaryan, aos dois da segunda etapa, para faturar o título da Liga Europa, em duelo realizado em Solna, localizada na região metropolitana da cidade de Estocolmo, na Suécia.

Com o título, o Manchester United garantiu apenas a primeira conquista de Liga Europa em toda a sua história. O tradicional clube, no entanto, já possuía cinco taças continentais, tendo vencido três Ligas dos Campeões, uma Recopa Europeia e uma Supercopa da UEFA.

Além da premiação e da taça da Liga Europa, o Manchester United garantiu também uma vaga direta na fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/18.

O jogo – A partida teve início e, com menos de um minuto, o Manchester United já levou perigo. Pogba aproveitou bola espalmada por Onana e arriscou de fora da área. A bola passou perto do gol, mas saiu pelo lado.

Atletas e torcedores respeitaram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do atentado de Manchester (Foto: Janek Skarzynski/AFP)

Apesar de um maior volume de jogo do Manchester United, foi o Ajax quem respondeu com perigo, aos 14 minutos. Younes se livrou da marcação e rolou para Bertrand Traoré. O atacante soltou uma pancada, mas Romero fez a defesa.


O susto, porém, não abalou o Manchester United, que logo abriu o placar. Aos 17 minutos, Pogba recebeu de Fellaini na entrada da área e arriscou o chute. O arremate foi fraco, no entanto, desviou no zagueiro Davinson Sánchez e tirou o goleiro Onana da jogada, com a bola acabando no fundo do gol para dar vantagem aos Diabos Vermelhos.

Após o gol, o Ajax manteve a posse de bola e passou a buscar o empate, porém, o Manchester United seguia levando mais perigo. Aos 23, Valencia recebeu pelo lado direito, avançou em direção ao gol e chutou, obrigando Onana a fazer a defesa para evitar o segundo dos ingleses.

Antes do intervalo, aos 36, Bertrand Traoré ainda teve uma última boa chance para o Ajax. O atacante passou por diversos marcadores e invadiu a área. No entanto, na hora do chute, foi desarmado por Blind, que evitou uma boa chance. Com isso, o primeiro tempo se encerrou com vantagem de 1 a 0 para o Manchester United.

Pogba e Mkhitaryan brilharam e Manchester United foi campeão da Liga Europa pela primeira vez (Foto: Anders Wiklund/AFP)

Logo na volta para o segundo tempo, os Diabos Vermelhos conseguiram marcar o segundo gol. Aos dois minutos, Mata cobrou escanteio, Smalling desviou e a bola sobrou limpa para Mkhitaryan apenas empurrar para a rede e ampliar a vantagem dos ingleses.

Aos 15 minutos, o técnico Peter Bosz promoveu a entrada do brasileiro David Neres. No entanto, a substituição não fez efeito, e foi o Manchester United quem voltou a assustar. Aos 19 minutos, Pogba cruzou para a área e Fellaini cabeceou. Onana, porém, estava bem posicionado para fazer a defesa.

Nos minutos seguintes, o Manchester United conseguiu controlar as ações e o jogo ficou morno, pegando fogo somente nos minutos finais.

Aos 40, Lingard partiu em velocidade do campo de defesa, ficou cara a cara com o goleiro, porém, na hora de finalizar, foi desarmado por Davinson Sánchez.

David Neres entrou no segundo tempo, mas não conseguiu evitar derrota do Ajax (Foto: Odd Andersen/AFP)

Ainda deu tempo para uma última chance do Ajax, aos 49 minutos, em avanço de David Neres, que foi desarmado na hora certa por Antonio Valencia. Porém, a tentativa de reação parou por aí e o Manchester United apenas esperou o apito final para comemorar o título da Liga Europa.

FICHA TÉCNICA
AJAX-HOL 0x2 MANCHESTER UNITED-ING

Local: Friends Arena, em Solna (Suécia)
Data: 24 de maio de 2017 (Quarta-feira)
Horário: 15h45(de Brasília)
Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia)
Assistentes: Jure Praprotnik (Eslovênia) e Robert Vukan (Eslovênia)
Cartões Amarelos: Veltman, Riedewald e Younes(Ajax); Fellaini, Juan Mata e Mkhitaryan(Manchester United)
Cartões Vermelhos: Nenhum

GOLS: MANCHESTER UNITED – Pogba, aos 17 minutos do primeiro tempo, e Mkhitaryan, aos dois minutos do segundo tempo

AJAX: Onana; Veltman, Davinson Sánchez, De Ligt e Riedewald(Frenkie de Jong); Schöne(Van de Beek), Klaassen e Ziyech; Bertrand Traoré, Younes e Dolberg(David Neres)
Técnico: Peter Bosz

MANCHESTER UNITED: Sergio Romero; Antonio Valencia, Smalling, Blind e Darmian; Ander Herrera, Fellaini, Pogba, Mata(Rooney) e Mkhitaryan(Lingard); Rashford(Martial)
Técnico: José Mourinho

 (Gazeta Esportiva)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui