O ano de 2023 foi o dos sonhos para o torcedor do Águia de Marabá. Distante 564,4 km da capital Belém, o Azulão conquistou o primeiro título paraense ao longo dos 41 anos de história no futebol. 

Com uma campanha sólida desde o início, os marabaenses eliminaram o Paysandu nas semifinais e venceram o Clube do Remo, em pleno Baenão, na decisão.

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E engana-se quem pensa que o título foi “sorte”. O belo trabalho dentro de campo, com a equipe lidera pelo técnico Mathaus Sodré, é reflexo da atual administração.

Com um notável crescimento, o clube destaca-se por transformações estruturais e financeiras, se consolidando no cenário esportivo paraense.

 
Neste sábado (12), o Águia entra em campo para a disputa da Supercopa Grão-Pará, contra o Canaã – atual campeão da Segundinha -, e já pode iniciar a temporada com um título.

Voando alto dentro e fora dos gramados, a reportagem do DOL conversou com o executivo de marketing e negócios do clube, Daniel Aragão.

Confira o bate-papo:

1- Quais foram os principais desafios enfrentados para o desenvolvimento estrutural do clube?

“O clube ainda possui alguns desafios estruturais, mas quando o Águia decidiu criar um departamento de negócios, tivemos a liberdade de ativar novos produtos e trabalhar a marca de forma mais leve para atrair novos patrocinadores e mercados, resolvendo problemas antigos”


 

 

2- Quais investimentos foram realizados na infraestrutura do clube visando a melhoria das condições para os atletas e comissão técnica?

“O clube está passando por um processo de gestão contínua, melhorando todos os departamentos progressivamente. Em relação aos atletas e comissão, a estratégia comercial conta muito e com isso já reformamos a casa dos atletas com novas camas, colocamos internet, viabilizamos patrocínio de locação de carro para dar suporte a comissão e ao Departamento de Futebol. Estamos iniciando o projeto de revitalização da sede social para dar uma estrutura ainda mais moderna e equipada para a comissão e administrativo”

 

 

3- Qual tem sido o impacto da união entre gestão eficiente, expansão estrutural e o programa de sócios na motivação dos jogadores e no ambiente interno do Águia de Marabá?

“Extremamente positivo. Estamos trabalhando em conjunto, não se faz nada sem alinhamento geral. Os jogadores são ativos importantes do clube na divulgação dos produtos, da loja oficial, do programa de sócio-torcedor. Com isso, uma gestão em que todos os pilares conversam, tem uma capacidade de evolução maior, os resultados aparecem mais rápidos”

4- Como a torcida tem respondido às mudanças estruturais e aos novos projetos?

“É impressionante como a torcida tem abraçado o Águia de Marabá, em todos os âmbitos, seja no estádio ou na aquisição de produtos e no sócio-torcedor. Isso é extremamente positivo”

5- Quais são os próximos passos planejados pela direção para continuar o crescimento estrutural e esportivo do clube após as recentes conquistas e iniciativas bem-sucedidas?

“O planejamento foi traçado ano passado e existem várias frentes para serem executadas, entre elas, dar uma estrutura de melhor trabalho para todos que vivem o dia-a-dia do clube. Estamos trabalhando também para apresentar um projeto de reforma para a sede social (local onde está a principal concentração de profissionais), visando a evolução nos resultados”


 

6- A comunicação do clube mudou e isso é muito positivo, pois aproxima o torcedor e também investidores. Qual a avaliação da direção sobre o assunto?

“Estamos bastante empolgados com a repercussão que o Águia vem tendo na região. O título foi muito importante para que todo sucesso atual se consolidasse. Subimos um pouco o nível de qualidade, isso faz com que a torcida se aproxime ainda mais do clube, apoiando, comprando, aderindo o programa de sócio-torcedor e com as empresas não é diferente, começam a ver que o clube gera resultado de fato.  Hoje em dia as marcas não querem entrar em qualquer negócio, temos que criar soluções para que eles tenham retorno de fato”

7- A primeira loja do Águia foi fundada. Isso tudo faz parte de um planejamento e de uma gestão profissional, o que é bom para a imagem do clube. Já existem planos para novas unidades?

“É muito cedo para falar em outras unidades e pontos de venda, lógico que foi dado o primeiro passo, mas o trabalho é consolidar a marca, temos um projeto maior, com ampliação do mix de produtos e isso requer tempo e estudo. O clube só comercializava o uniforme 01 e 02, hoje já comercializamos todos os produtos que o futebol utiliza, fora os itens licenciados vendidos na loja. O foco é fidelizar a marca, fazer com que a loja seja autossustentável, com uma gestão própria e que converse com o administrativo do clube”


 

8- Qual foi a receptividade dos torcedores em relação ao lançamento do programa de sócio do Águia de Marabá e como isso tem influenciado no crescimento financeiro da equipe?

“Tudo no início é mais complicado e não foi diferente aqui, lançamos o programa no final do ano passado, uma estratégia para justamente conhecer o perfil do torcedor, hoje temos uma expertise maior em comunicar o sócio-torcedor para a torcida, a adesão vem sendo positiva, estamos em fase de crescimento, até pelos campeonatos que estão iniciando. Acreditamos muito na força da torcida para fazer do sócio-torcedor o maior patrocinador do clube”

 

 

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