Após acerto entre Confederação Brasileira de Futebol, Liga do Nordeste e Federações estaduais envolvidas, a Diretoria de Competições da entidade máxima do futebol nacional definiu, na noite desta terça-feira (09), novo critério de participação na Copa do Nordeste, a ser implantado já em 2018.
Para a competição do próximo ano, a CBF realizará uma Fase Preliminar, que está prevista para acontecer nos dias 24 e 31 de maio de 2017 e contará com a participarão dos seis vice-campeões dos seguintes estados: Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Maranhão, Sergipe e Piauí, além dos terceiros colocados dos Campeonatos Pernambucano e Baiano deste ano.
Dos oito clubes que irão disputar a fase preliminar da Copa do Nordeste em 2017, quatro se classificarão para a competição do próximo ano. Assim, a Primeira Fase do certame regional será formada pelos nove campeões estaduais de 2017 da Região Nordeste, pelos vice-campeões das três Federações melhores ranqueadas no RNF (Ranking Nacional de Federações) de 2017 (Pernambuco, Bahia e Ceará) e pelos quatro clubes oriundos da Fase Preliminar.
Kérlya Chaves
Assessoria Executiva
Federação Cearense de Futebol