O futebol é contagiante para vários torcedores e pode virar até tema de mestrado: foi o que fez a pesquisadora Milene Sousa, que destacou a modalidade em um assunto acadêmico.
A pauta em questão se baseou na relação entre futebol e homofobia, assunto este que trouxe azulinos e bicolores a um grupo de torcedores que ainda sofre com preconceitos, porém vem conquistando espaços em relação aos últimos anos.
“A questão da homofobia no contexto do futebol me chamou atenção. Abordei este assunto na graduação e resolvi dar continuidade no mestrado, pois considero essa temática bem importante e abrir um levo leque para outras pesquisas e estudos”, revela Milene.
“Para isso, utilizei os trabalhos de redes sociais de Remo e Paysandu, além de suas torcidas em um espaço cronológico de 2017 até 2019, além de ter como pesquisa movimentos formados por homossexuais no futebol brasileiro, tema que é abordado ao longo da dissertação”, completa.
Para Milene, o projeto apresenta uma discussão importante em tempos onde se combate a diversos tipos de discriminação. “Meu trabalho fala sobre a luta contra a homofobia que envolve a luta contra o preconceito, o racismo e a busca por mais respeito. Desejo que todos pensem mais sobre o assunto e reconheçam a importância disso para todos, dentro e fora dos estádios”
O trabalho já foi apresentado e aprovado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo como orientador o professor Otacílio Amaral Filho e em breve, o material estará disponível para o público através do site do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da UFPA.


(DOL)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui