Paysandu e Juventude-RS se enfrentam desde 1995 em competições oficiais e já guardam curiosidades e fatos marcantes envolvendo o confronto, como por exemplo a última vez em que o Paysandu venceu os gaúchos.
O dia 17 de setembro de 2005 ficou marcado na história do duelo pelo episódio envolvendo o zagueiro Antônio Carlos e o atacante Róbson.
A rivalidade teve início quando o então zagueiro disse em entrevista que no Pará só tinha índio e rapidamente, a informação chegou em Belém e revoltou não somente a torcida bicolor, mas os jogadores e comissão técnica do Paysandu.
Em campo, os dois travaram duelos. No primeiro tempo, o zagueiro havia cometido uma penalidade em cima do camisa 9 bicolor e na etapa final, o atacante bicolor foi agredido pelo zagueiro, onde ficou com a parte do rosto sangrando e teve que trocar a camisa.
A resposta do então goleador foi letal: com dois gols em campo, o Paysandu venceu por 3 a 0 naquela tarde de sábado no estádio Mangueirão, com direito a flechada do artilheiro bicolor.
Os bicolores enfrentam o mesmo Juventude-RS na próxima sexta-feira (31), no estádio da Curuzu.
(DOL)