Após conquistar a Copa América 2019 em julho, o técnico Tite voltou a convocar a Seleção Brasileira na manhã desta sexta-feira (16). Na sede da CBF, o treinador divulgou a lista de 23 jogadores que disputarão os amistosos da Data FIFA de setembro deste ano.
Entre eles estão Pedrinho, do Corinthians, Antony, do São Paulo, e Arthur Cabral, do Palmeiras, e o atacante Neymar, que voltou a ser convocado após ficar fora da disputa da Copa América.
Nove dos 23 chamados atuam no futebol brasileiro por Bahia, Atlético-MG, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Fluminense e Vasco.
Em setembro, por conta de amistosos da seleção olímpica, os clubes serão desfalcados na 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. No fim de semana dos dias 7 e 8, o Corinthians pega o Ceará, o São Paulo enfrenta o Inter e o Palmeiras encara o Goiás, por exemplo. Palmeiras e Fluminense também terão um jogo adiado da 16ª rodada no dia 10 de setembro.
Como a seleção olímpica volta a se reunir em outubro e novembro, em datas ainda a serem definidas, os clubes devem ser desfalcados novamente em outras oportunidades.
“A gente faz os amistosos paralelos com a seleção principal, em seis datas Fifas que temos até o final do ano”, disse Branco, coordenador do projeto olímpico.
A lista foi divulgada logo depois de Tite definir os chamados para o time principal, em evento na sede da confederação, na zona oeste do Rio de Janeiro.
André Jardine, técnico da equipe olímpica, disse que não pode chamar Rodrygo, ex-Santos e atualmente no Real Madrid, que sentiu lesão, além de Malcom, do Zenit-RUS.
“A gente tem conversado muito para fazer o melhor pela seleção. Nosso objetivo é fazer o melhor pela seleção e por cada jogador. Colocaria o Rodrygo em um estágio importante. Ele sofreu lesão nesta semana, não pudemos contar com ele”, apontou o treinador.
“O Malcom também é importante, mas teve lesão pequena que impossibilita ele de participar dessa convocação”, continuou o técnico André Jardine.
Tetracampeão com a seleção principal na Copa de 1994, nos Estados Unidos, o ex-lateral esquerdo Branco será o coordenador do projeto olímpico ao lado do ex-meia Juninho, coordenador de seleções da CBF. “É um prazer, enorme orgulho participar desse projeto. A responsabilidade é enorme”, disse Branco.
Os convocados foram divulgados para a disputa dos amistosos contra Colômbia e Chile, nos dias 5 e 9 de setembro, respectivamente. Ambos os jogos serão no estádio do Pacaembu, em São Paulo.
Depois, a seleção tem mais dois amistosos preparatórios no Brasil, entre os dias 7 e 15 de outubro, com adversários e locais ainda em definição. Por último, os convocados vão participar de um torneio em Tenerife, na Espanha, ao lado de Argentina, Estados Unidos e Chile.
Confira a lista de convocados:
Goleiros
Ederson – Manchester City
Ivan – Ponte Preta
Weverton – Palmeiras
Laterais
Fagner – Corinthians
Jorge – Santos
Daniel Alves – São Paulo
Alex Sandro – Juventus
Zagueiros
Thiago Silva – PSG
Éder Militão – Real Madrid
Samir – Udinese
Marquinhos – PSG
Meio-campo
Casemiro – Real Madrid
Allan – Napoli
Fabinho – Liverpool
Arthur – Barcelona
Philippe Coutinho – Barcelona
Lucas Paquetá – Milan
Atacantes
David Neres – Ajax
Neymar – PSG
Richarlison – Everton
Roberto Firmino – Liverpool
Bruno Henrique – Flamengo
Vinicius Júnior – Real Madrid