O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) iniciou, na manhã desta quarta-feira (9), o julgamento de 12 atletas que foram supostamente envolvidos em casos de manipulação de resultados no futebol brasileiro. Após as primeiras oitivas, a sessão da 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal foi suspensa, devendo prosseguir nesta quinta-feira (10), na sede do Tribunal, no Rio de Janeiro.

O grupo de atletas inclui sete jogadores que recentemente foram denunciados pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) e que se tornaram réus desde o início do mês. Além disso, cinco jogadores que firmaram acordos de não persecução penal também serão julgados, após não terem sido denunciados na esfera criminal. Esses acordos servem como base para as investigações e denúncias no STJD.

LEIA TAMBÉM:

STJD marca julgamento de lateral-direito do Paysandu


Paysandu se manifesta sobre a suspensão de Nino Paraíba

Para a torcida bicolor, o julgamento ganha atenção especial devido ao envolvimento de Nino Paraíba, que foi contratado pela direção do clube mesmo depois de ter seu nome envolvido no caso conhecido como “Máfia das Apostas”. Assim como os outros denunciados, o jogador enfrenta acusações relacionadas aos artigos 191, III e 243 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). 

Diante da enorme repercussão que essa situação tem gerado no cenário esportivo, as expectatiVa é de que todos os atletas envolvidos recebam punições duras por parte da Justiça Desportiva. Assim, o resultado das decisões tomadas pelo STJD poderá ter um impacto significativo nas carreiras dos jogadores envolvidos e no combate à manipulação de resultados no futebol brasileiro.

Além de Nino Paraíbal, o zagueiro Vitor Mendes, o meia Bryan García, o lateral esquerdo Diego Porfírio, o atacante Alef Manga e o lateral-direito Sávio são alguns dos jogadores que enfrentarão o julgamento. Além deles, outros nomes como Sidcley, Pedrinho, Jesús Trindade, Dadá Belmonte, Thonny Anderson e Igor Cariús também serão analisados pelo Tribunal.

Os atletas foram denunciados com base em diferentes artigos do CBJD. Dois deles, Thonny Anderson e Diego Porfírio, poderão ser eliminados do futebol caso as acusações sejam confirmadas. Todos os envolvidos receberam suspensão preventiva de 30 dias há uma semana.

A sessão de instrução e julgamento é presidida pelo Auditor Presidente da Segunda Comissão Disciplinar do STJD, Dr. Carlos Eduardo Pontes Lopes Cardoso. As denúncias foram oferecidas pela Procuradoria do STJD e o processo será tratado em caráter físico.

Os envolvidos foram citados da denúncia e intimados a comparecer ao julgamento que apura as acusações relacionadas à manipulação de resultados. O caso envolve atletas de diferentes clubes e tem gerado expectativa quanto às decisões que serão tomadas pelo tribunal desportivo.

VEJA MAIS:

Read More

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui