O Sport Belém chegou a ser conhecido como a quarta força do futebol paraense, atrás apenas de Remo, Paysandu e Tuna. O Dragão chegou a disputar a Série B em duas ocasiões: 1971 e 1986. Em 2008, o Belém foi campeão e conquistou seu único titulo regional, a Segundinha, ainda sob o comando do técnico Zé Carlos, que está à frente da equipe atual.
A última vez que participou da elite do futebol paraense foi ainda em 2012, quando foi rebaixado para a Segunda Divisão do Estadual, voltando a competir ano passado, quando ficou em quarto lugar. Agora, se prepara para disputar a semifinal da Segundinha, no próximo domingo (26), contra o Bragantino, e volta a sonhar com o retorno à elite do Parazão.
“O trabalho que estamos desenvolvendo é uma continuidade do ano passado, onde ficamos em terceiro lugar, quando perdemos para o Castanhal”, pontuou Zé Carlos.
IZABELENSE
Já o Izabelense, que foi fundado na década de 1920, mas só teve dias de glórias nos anos 80 e 90, quando fez suas melhores campanhas do Estadual, também quer voltar à elite, como em 1981, quando foi vice-campeão da fase principal do Paraense.
A última participação do Frangão da Estrada na Segundinha foi em 2015, mas não se classificou para a fase principal. “Você não tem direito de errar, porque a disputa é difícil”, destaca o técnico do clube, Fran Costa.
Semifinal da Segundinha
– Os jogos da semifinal da Segunda Divisão do Campeonato Paraense foram definidos em sorteio, realizado na Federação Paraense de Futebol (FPF), na última segunda-feira (20). Os jogos serão às 15h30 no domingo (26). No estádio Diogão, em Bragança, se enfrentam Bragantino e Sport Belém; já no Edilson Abreu, em Santa Izabel, o Izabelense recebe o Parauapebas.
– Sport Belém, Izabelense, Bragantino e Parauapebas garantiram a classificação à semifinal ao eliminar Tuna, Tiradentes, Tapajós e Vila Rica nas quartas de final. Os dois classificados para a final da Segundinha já garantem o acesso à Primeira Divisão.
(K.L. Carvalho/Diário do Pará)