Três brasileiros estão no time ideal da temporada 2016/17 do Campeonato Português. A Federação Europeia de Futebol (Uefa) divulgou a lista nesta terça-feira, com dois nomes muito conhecidos por atuações no Brasileirão. No entanto o goleiro Everton, recém-contratado pelo Manchester City, ficou de fora, dando lugar a Casillas.
A presença verde e amarela na seleção da Primeira Liga se deu exclusivamente com atletas do Porto. O zagueiro ex-Corinthians Felipe, o lateral esquerdo Alex Telles, ex-Grêmio, além do atacante Tiquinho Soares, revelado pelo Atlético-RN aparecem entre os 11 principais jogadores da última temporada em Portugal.
Além dos nomes brasileiros, a lista se destaca pela supremacia de Benfica, Porto e Sporting no cenário nacional. Somente os três times cedem jogadores à seleção, os benfiquistas com quatro nomes, os Dragões com cinco e os alviverdes com dois integrantes.
Os três rivais, além de dividirem a lista, dividiram a ponta da tabela do Português, todos classificados para a próxima edição da Liga dos Campeões. O Benfica, com 82 pontos, assegurou o título, à frente do Porto (76) e do Sporting (70).
Confira a seleção da temporada do Campeonato Português:
Goleiro: Iker Casillas (Porto)
Lateral direito: Nélson Semedo (Benfica)
Zagueiro 1: Felipe (Porto)
Zagueiro 2: Lindelof (Benfica)
Lateral Esquerdo: Alex Telles (Porto)
Meio-campista 1: Pizzi (Benfica)
Meio-campista 2: Gelson Martins (Sporting)
Meio-campista 3: Danilo Pereira (Porto)
Atacante 1: Mitroglou (Benfica)
Atacante 2: Tiquinho Soares (Porto)
Atacante 3: Bas Dost (Sporting)
Fonte: Gazeta Esportiva