Briga por vaga na Copa do Brasil. Na segunda-feira (23), o São Francisco, de Santarém, foi comunicado pela Federação Paraense de Futebol (FPF) de que está fora da competição nacional. A vaga, segundo o comunicado, foi atribuída ao Águia de Marabá.
De acordo com o São Francisco, a FPF informou que recebeu um e-mail da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinando que o Águia de Marabá ficará com a terceira vaga do Pará na Copa do Brasil. A decisão da CBF foi fundamentada na classificação geral do Campeonato Paraense.
Conteúdo relacionado:
O Águia de Marabá, por sua vez, divulgou um memorando emitido pela CBF, confirmando a participação do clube marabaense. No documento, a entidade explica que a análise foi baseada nos regulamentos e critérios da competição:
“Desta forma, entende-se que a distribuição da vaga para a Copa do Brasil deve ser direcionada ao Águia de Marabá (4º colocado no Campeonato Estadual Paraense).”
Quer mais notícias de esportes? acesse o nosso canal no WhatsApp
A equipe de Marabá comemorou a confirmação da vaga nas redes sociais, anunciando sua participação na edição de 2025 da Copa do Brasil.
Diante da decisão, o São Francisco anunciou que recorrerá ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para garantir o direito de disputar a competição. Segundo o clube, a vaga foi conquistada em campo como vice-campeão da Copa Grão Pará, e o regulamento deveria ser respeitado.
“O São Francisco reitera que não medirá esforços para que regulamentos sejam cumpridos e respeitados”, afirmou o clube em nota oficial.
Declaração da FPF
Em maio de 2024, o presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul, havia declarado em entrevista que a vaga na Copa do Brasil de 2025 seria do São Francisco. Isso se deu porque o Paysandu, ao garantir uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil como campeão da Copa Verde, liberou uma das vagas destinadas ao Pará. Essa vaga, na ocasião, seria direcionada ao vice-campeão da Copa Grão Pará, o São Francisco.