Maior campeão da história do torneio regional, iniciado em 2014, o Paysandu começa, hoje (22), a decisão de 180 minutos da Copa Verde, buscando o seu quarto título da competição, diante do Vila Nova-GO. As equipes se enfrentam, a partir das 20h, na Curuzu, com perspectiva de “casa cheia”. O jogo de volta, em Goiânia, acontece na outra quarta-feira, também às 20h, quando será conhecido o campeão da edição 2024 da disputa interestadual. A final é um repeteco do confronto de 2022, que teve o Papão campeão, após dois empates – 0 a 0 e 1 a 1 – e a vitória bicolor, nos pênaltis, no reduto do adversário.

O Paysandu faz a sua 8ª decisão da Copa Verde, tendo conquistado os títulos de 2016/2018/2022. O confronto com o Vila Nova é a 2ª final do time bicolor na temporada, após ter conquistado o Parazão em cima do maior rival, o Clube do Remo. Para chegar à disputa do título, o Papão, que entrou na 2ª fase do torneio, disputou cinco partidas, obtendo quatro vitórias, uma delas nos pênaltis em cima do Leão, e um empate. O time goiano, que também só entrou na 2ª etapa, tem o mesmo retrospecto, com quatro vitórias, uma também nos penais, e um empate.

CONTEÚDO RELACIONADO

Pela taça, Hélio dos Anjos tem que quebrar jejum de 45 diasCom 10 desfalques, veja o provável Paysandu para a finalEsli pede confiança: “Estamos destinados a grandes coisas”

O ataque bicolor é superior ao do adversário, com oito tentos marcados, contra sete do Tigre, como é apelidada a equipe goiana. No retrospecto das duas defesas, a do Papão é a menos vazada, com apenas dois gols, contra cinco do visitante. Além da participação na final do torneio de 2022, o Vila também participou da decisão da edição de 2021, quando deixou escapar o título para o Clube do Remo, com dois empates sem gols e a derrota nos pênaltis, por 4 a 2, no Baenão.

Que saber mais notícias do Paysandu? Acesse nosso canal no WhatsApp.


Os finalistas terão, na decisão da Copa Verde, equipes diferentes em relação às que estão em ação na Série B do Brasileiro, pela qual Papão e Tigre ainda se enfrentarão em dois jogos, com detalhes a serem definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O técnico Hélio dos Anjos não pode contar com 10 jogadores na decisão. São sete atletas que chegaram à Curuzu após o encerramento das inscrições no torneio e outros três suspensos. De todos os ausentes, apenas o zagueiro uruguaio Quintana é titular na Série B.

VILA NOVA TEM MAIS DESFALQUES

Do lado do visitante, o treinador Márcio Fernandes tem um número ainda maior de impedidos – 12. Todos eles chegaram ao clube quando o prazo de inscrição de atletas no torneio regional já havia se encerrado. Mas Fernandes não tem tanto do que se queixar, já que ao menos seis jogadores que devem iniciar a partida de hoje vêm atuando como titulares no Brasileiro pelo clube. São eles, Dênis Júnior, Anderson Conceição, Eric, Ralf, Luciano Naninho e Alesson.

NICOLAS PRECISA MOSTRAR FARO DE ARTILHEIRO

Autor de 14 gols na temporada, sendo onze no Parazão, no qual foi o artilheiro, um na Série B do Brasileiro, e dois na Copa Verde, o atacante Nicolas, de 34 anos, tem os 180 minutos da final do torneio interestadual, contra o Vila Nova, para superar o atacante Pitta, do Cuiabá-MT, autor de três tentos na Copa Verde, e comemorar outra marca positiva em sua carreira: a de maior goleador da competição. Com o time mato-grossense eliminado na fase semifinal do torneio, restou um “batalhão” de dez jogadores com dois gols na tabela de artilheiros da disputa, entre eles o ídolo da Fiel. Mas Nicolas não é o único a mirar a ponta da tabela dos goleadores. O atacante Alesso, de 25 anos, pertencente ao Vila Nova, também está no páreo, já que, também, soma dois gols. O jogador já marcou na temporada 9 vezes, sendo sete deles pelo Goianão. Encerrada a participação do Papão no Parazão, Nicolas não tem conseguido mostrar a mesma eficiência ofensiva que teve no estadual, tendo passado em branco nos dois jogos do Papão na Copa do Brasil, contra o Ji-Paraná-RO (0 a 0) e Juventude-RS (3 a 1), gol de Vinícius Leite. Na Série B, o atacante também não tem correspondido à expectativa dos torcedores bicolores, tendo marcado apenas um gol, contra o seu ex-clube, o Goiás-GO, no empate, por 1 a 1, na Curuzu. O atacante é superado na Segundona pelo venezuelano Esli Garcia, que soma três tentos e já caiu no gosto da Fiel. O baixinho de 23 anos e que deve entrar jogando contra o Vila, já marcou seis gols na temporada. Além dos três na Série B, ele balançou a rede em outras três oportunidades no Campeonato Paraense.

FICHA TÉCNICA:

PAYSANDU X VILA NOVA-GO– Competição: Copa Verde – Jogo de ida da final– Data: 22/05/2024– Horário: 20h– Local: Estádio da Curuzu, em Belém (PA)Paysandu: Matheus Nogueira, Edilson, Michel Macedo, Lucas Maia, Bryan Borges, João Vieira, Leando Vilela, Val Soares, Edinho, Jean Dias e Nicolas. Técnico: Hélio dos Anjos.Vila Nova: Dênis Júnior; João Vitor, Ruan Santos (Quintero), Anderson Conceição e Eric; Bruno Matias, João Lucas e Luciano Naninho; Juan Christian, Henrique Almeida e Alesson. Técnico: Márcio Fernandes.– Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)– Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Adilson Gomes de Oliveira (ES)– VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG).

VEJA MAIS:


Read More

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui