O jogo desse sábado (24), válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, pode marcar um campeonato à parte para o Clube do Remo. O duelo contra o Moto Club é o primeiro de uma pequena sequência de jogos contra os maranhenses, já que na rodada seguinte o adversário será o Sampaio Corrêa, no estádio Castelão.

Com grandes colônias paraenses no Maranhão e maranhenses no Pará, os duelos entre os times dos dois estados, historicamente, tem o peso de um clássico, e a sequência remonta a uma pequena reedição do torneio Pará-Maranhão. “O Moto Club é um adversário de muita qualidade. É um rival histórico do Remo e do futebol paraense. Mesmo não vindo em um grande momento, você precisa ter atenção e cuidado redobrado, porque são times que conhecem a torcida e história do Remo”, comentou Ilaílson, que fazia parte do elenco, mas não disputou os últimos duelos do Leão Azul contra o “Papão do Norte”, na Série D de 2014.

Na ocasião, os maranhenses empataram em Bragança por 1 a 1 e venceram em São Luís por 2 a 1. O retrospecto geral, no entanto, é favorável ao Remo. Dos 25 confrontos, o time paraense venceu 11 jogos. A última vitória foi na Copa Norte de 2002, quando os azulinos enfrentaram e venceram duas vezes os maranhenses. Já a última vitória em Campeonatos Brasileiros tem quase 20 anos de idade – o clube de Periçá venceu por 3 a 0, último encontro dos clubes na Série B. A partir de então, o Moto foi rebaixado e os clubes quase não se enfrentaram em competições nacionais.

TORNEIO PARÁ-MARANHÃO


– Organizado duas vezes, em 1972 e 1973, o Pará-Maranhão era um torneio amistoso envolvendo os rivais Remo, Paysandu, Sampaio Corrêa e Moto Club.
– Os times se enfrentavam em dois turnos, sendo os jogos do primeiro turno disputados em Belém e os do segundo em São Luís.
– O Pará não teve retrospecto muito bom no torneio. Em 1972, o Moto Club venceu os dois turnos e se sagrou campeão.
– No ano seguinte, houve disputa de decisão entre Sampaio Corrêa e Remo. Com uma vitória e um empate, os maranhenses ficaram com a taça, que não voltaria mais a ser disputada.

AGORA É FOCAR NO MOTO CLUB

Após atuar na segunda-feira (19) contra o Botafogo-PB e retornar na terça, dando folga para o elenco, os atletas do Clube do Remo retomaram as atividades ontem, na preparação para o próximo compromisso do time já no próximo sábado (24) – duelo contra o Moto-Club, no estádio Mangueirão, em Belém. Serão apenas três treinos antes do próximo duelo e no primeiro dia de atividades, o trabalho foi apenas regenerativo.

O time realizou atividade de academia pela manhã e uma atividade mais intensa pela tarde, apenas para os atletas que não atuaram segunda-feira. De positivo, o fato que o time se reapresentou quase sem desfalques.

Com exceção de Jayme, que se recupera de um quadro de caxumba e está afastado dos treinos; e de Tsunami, que cumpre suspensão automática após expulsão; o técnico Oliveira Canindé deve contar com todo elenco contra o Moto Club.

PIMENTINHA

Isso inclui a esperada estreia do atacante Pimentinha, cuja regularização foi obtida pela direção azulina em São Luís, no último fim de semana. O atleta, que aguarda apenas a publicação do seu nome no BID, retornou à capital paraense ontem e deve voltar aos treinos hoje.

O Remo será a terceira equipe de Pimentinha na temporada. Até aqui o atleta defendeu o Criciúma-SC por 12 partidas e o Sampaio Corrêa-MA por outras 6, em ambas sem balançar as redes.

(Taion Almeida/Diário do Pará)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui