O mundo do futebol literalmente ficou perplexo com tamanho absurdo fato envolvendo o atacante brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid e da Seleção Brasileira. Que o jogador tem sofrido constantes ataques raciais, isso já não é mais segredo para ninguém. Porém, neste domingo (21), durante o jogo entre Valencia e Real Madrid, no estádio Mestalla, na Espanha, ele foi chamado de “macaco” por grande parte da torcida adversária.
Tão logo o fato aconteceu, Vinicius Junior relatou ao árbitro alguns dos manifestantes e por conta disso a partida teve que ser paralisada. E se não bastasse toda a confusão envolvendo o crime racial, já nos acréscimos, o atacante foi expulso durante uma confusão generalizada entre jogadores das duas equipes. Após a partida, milhares de personalidades esportivas declararam apoio ao brasileiro.
Leia também:
Vini Jr sofre racismo e jogo do Real Madrid é interrompido
Vini Jr rebate presidente de La Liga: “quem se omite se iguala”
“Nunca vi um estádio inteiro sendo racista”, diz Ancelloti
Lula pede providências contra racismo sofrido por Vini Jr
No futebol paraense, isso não foi diferente. Em suas páginas oficiais nas redes sociais, Clube do Remo, Paysandu e Federação Paraense de Futebol, manifestaram solidariedade para com Vini Jr. O Governador do Pará, Hélder Barbalho também expressão total repúdio com o crime racial ocorrido durante a partida e afirmou: “Minha solidariedade a você @vinijr e a todos que são vítimas do racismo todos os dias. ✊ O Pará está com você!”
CONFIRA AS NOTAS SOLIDÁRIAS DE LEÃO, PAPÃO E FPF, AO ATACANTE VINÍCIUS JÚNIOR
CLUBE DO REMO
Até quando? O Clube do Remo manifesta total solidariedade ao atleta Vinícius Júnior, vítima de racismo em diversos jogos da Liga Espanhola e no confronto deste domingo (21) entre Valencia e Real Madrid. Por um mundo sem racismo, sem preconceito e sem desrespeito dentro e fora de campo.
PAYSANDU
O Paysandu e sua torcida repudiam todo e qualquer ato de racismo dentro e fora de campo. Medidas compatíveis, na prática, diante de tamanho absurdo precisam ser tomadas. Nossa solidariedade ao craque @vinijr. Siga brilhando! Estamos com você! 👊🏿
FEDERAÇÃO PARAENSE DE FUTEBOL
A Federação Paraense de Futebol (FPF) repudia veementemente as insultas racistas proferidas por parte da torcida do Valência contra Vinícius Júnior, na partida contra o Real Madrid ocorrido neste domingo (21), pelo Campeonato Espanhol, em que ele foi chamado de macaco. Quando atacante brasileiro foi reclamar, acabou expulso do jogo.
O Campeonato Paraense discutiu a cada semana uma forma de preconceito diferente a ser combatido, através do projeto Parazão Inclusivo, e para Grande Final do Parazão Banpará o tema é justamente o mais frequente no futebol em todo o mundo: o racismo.
Para a Federação, é inadmissível que, nos dias atuais, cenas como estas ainda aconteçam, e pior, que sejam frenquentes. A FPF além de repudiar toda e qualquer atitude preconceituosa e racista, também presta todo o apoio ao atacante do Real Madrid, da Seleção Brasileira e um dos maiores jogadores da atualidade, Vinícius Júnior.
Uma publicação compartilhada por Federação Paraense de Futebol (@fpfpara)