Passada a frustração da eliminação na segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro, que culminou com mais um adiamento do sonho de retornar à Série B, o Paysandu está de volta aos treinamentos para disputar o tricampeonato regional da Copa Verde.
Depois de dez dias de descanso, o grupo de atletas do Papão está em intensa preparação com atividades no estádio da Curuzu, visando a estreia já na 2ª fase da Copa Verde, prevista para acontecer entre os dias 28 ou 29 de outubro, diante do vencedor de Humaitá-AC ou Náutico-RR, que se enfrentam na terça-feira, dia 25 de outubro, em local e horário a ser definido.
Preparador físico avalia trabalho do Paysandu
Paysandu se reapresenta de olho no tri da Copa Verde
Manhã de trabalho físico no caldeirão bicolor. A preparação segue intensa para a Copa Verde!
📷 John Wesley/Paysandu | #OMaiorCampeãodaAmazônia pic.twitter.com/f72LAqV8Ls
— Paysandu Sport Club (@Paysandu) October 6, 2022
Para o preparador físico do clube, Jayme Ferreira, a parada dos atletas foi necessária para diminuir o desgaste mental. “Pensamos em dar uma folga de 10 dias para os jogadores, até porque, não só a nível físico, mas também a nível mental, foi um campeonato desgastante a nível mental. Conversei com o Márcio (Fernandes), que aprovou. Retornamos ontem (5), fizemos uma avaliação, ninguém relaxou. Um ou outro reclamou no treino que estavam mais cansados, mas é normal”, afirmou.
Dos atletas que disputaram a Série C, com contrato finalizando dia 15 de outubro, 16 tiveram aditivos prorrogados para até 15 de novembro, mantendo um elenco de 20 jogadores para a disputa do torneio regional. Para Jayme Ferreira, mesmo sem ascender a segunda divisão nacional, a avaliação física do grupo tem sido positivo pelo baixo número de lesões ao longo da temporada.
“Quando vim para cá, a primeira coisa que fiz foi conversar com a fisioterapia e fisiologia, que me explicaram sobre os campos pesados, começo de ano de chuva. Por isso, procurei enfatizar o trabalho de força. Graças a Deus, os números provam, este foi um dos melhores anos em nível de lesões, tivemos poucas. Teve lesões articulares como do Ricardinho e Bileu, mas essas a gente não consegue controlar”, concluiu.
Considerado um dos principais favoritos para a conquista do tricampeonato da Copa Verde, por ser um dos poucos clubes com elenco mantido desde o início do ano, o Papão quer terminar o ano de forma honrosa. Caso conquiste o torneio, os bicolores irão garantir vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2023 e mais a premiação no valor de R$ 1.9 milhão