Existem títulos que abrem as portas para grandes conquistas e o Paysandu tem, nesta quinta-feira (28), um motivo especial para celebrar. A data marca o primeiro passo a uma página de ouro de sua história.

Nesta quinta-feira (28), se celebra 20 anos da conquista da Copa Norte pelo Papão da Curuzu, que acabou levando o time paraense a inédita Copa Libertadores da América, no ano de 2003.

Meia do Paysandu é internado após problemas de saúde

A trajetória do Paysandu teve nove vitórias, três empates e duas derrotas. 27 gols marcados e nove sofridos, sendo o melhor ataque do torneio e impedindo o inédito tetra do São Raimundo-AM, que um ano antes havia tirado o título bicolor com um gol aos 43 minutos do segundo tempo.

O DOL relembra alguns momentos da campanha do Paysandu até o título que levou o clube para a Copa dos Campeões, torneio onde seria campeão meses depois.

1 – SEM DESCANSO

A Série B de 2001 terminou para o Papão no dia 22 de dezembro, dia do título de bicampeão sobre o Avaí-SC. Quase um mês depois, a equipe estreava no torneio com uma vitória sobre o São José-AP por 1 a 0, gol de Gino, que havia marcado na final contra o time catarinense, pela Segundona.

2 – FORMATO DIFERENTE

O Norte teve o direito a uma vaga direta na Copa dos Campeões. Anos antes, o São Raimundo-AM disputava uma fase classificatória com os campeões do centro-oeste e nordeste. Neste ano, tanto a competição regional quanto o torneio nacional teve 16 times.


3 – GOLEADOR INUSITADO

Em seu elenco, o Paysandu tinha nomes de peso como Vandick, Zé Augusto, Albertinho e outras feras, mas coube a Lecheva o papel de artilheiro da competição com oito gols marcados. O camisa 7 anotou dois gols na final contra o São Raimundo, com o título na Curuzu.

4 – PARECIA ALEMANHA

No ano do penta, a Alemanha não era aquela seleção do 7 a 1, mas foi este o placar que o Paysandu anotou a sua maior goleada na competição. Na primeira fase, o time goleou o Independente-AP, em jogo comemorativo pela entrega da taça, medalhas e faixas pelo bicampeonato brasileiro.

5 – VAGA NA CASA DO RIVAL

Na segunda fase, o Paysandu enfrentou Moto Clube-MA, River-PI e o arquirrival Remo. Depois de derrotas para maranhenses e azulinos, o time bicolor conseguiu uma vitória de virada por 2 a 1 dentro do Baenão, em cima dos remistas. Resultado que deu vantagem ao Papão na última rodada, onde venceu o River-PI e teve a vaga na decisão.












|













Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:



 

6 – NEM PENSAR, TUFÃO…

O São Raimundo-AM teria de jogar a partida de volta na Curuzu, diferente do ano anterior, quando teve o Vivaldão ao seu favor. O clube amazonense queria jogar a final na reinauguração do estádio Mangueirão, que seria entregue no início de maio, porém a Federação Paraense de Futebol (FPF) e o Governo do Pará bateram o pé. A Final foi na Curuzu, uma semana antes da volta do tradicional “Colosso do Benguí”












|













Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:


  

7 – ESPECIAL NA TV

Conquistado o título do Norte, a RBATV exibiu um programa especial sobre a conquista bicolor, com gols de todos os jogos e o vt da decisão. O programa foi exibido em 2020, por conta da pandemia da covid-19, que afetou o calendário do futebol mundial.

Read More

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui