O gol contra de Marrocos nos acréscimos do segundo tempo, que deu a vitória ao Irã na estreia das duas seleções na Copa do Mundo 2018, foi muito comemorado pelos iranianos no gramado do Estádio Krestovsky, em São Petersburgo. Não por menos, já que os marroquinos foram superiores desde o apito inicial, fato este que se comprova com as estatísticas da partida.
A começar pelas finalizações. Foram 13 para Marrocos, contra oito dos adversários, mesmo que a pontaria de ambos não tenha sido das melhores, já que os primeiros acertaram apenas três chutes na meta, contra dois dos segundos. A pressão marroquina também se expressa pelo número de escanteios cobrados. Cinco, contra apenas dois do Irã.
Os números que chamam mais atenção, porém, dizem respeito a posse de bola, dominada em 64% por Marrocos, que trocou 372 passes em 439 tentativas. Os iranianos, por outro lado, deram somente 129 passes completos, em 196 tentativas. Portanto, 85% de aproveitamento de um lado, contra 66% do outro.
O trunfo do Irã na partida foi a forte marcação. Foram 36 roubadas de bola, o mesmo número alcançado pelos adversários. Contudo, por adotar uma postura mais defensiva, os desarmes foram importantes para a criação de alguns contra-ataques que levaram perigo ao gol defendido por El Kajoui, tal como na ocasião da principal oportunidade do jogo, nos minutos finais da primeira etapa.
Pela segunda rodada do Grupo B, os iranianos enfrentarão a Espanha, na próxima quarta-feira, na Arena Kazan. Os marroquinos, por sua vez, duelam com Portugal, no Estádio Luzhniki, em Moscou.
O post Números mostram o quão salvador foi o gol do Irã contra Marrocos apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.
Fonte: Gazeta Esportiva