A nova ponte ligando Pará e Tocantins conta com 2.010 metros de extensão e substitui a travessia feita atualmente por balsa, modalidade que pode custar mais de R$ 300 por viagem. A inauguração realizada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva aconteceu nesta terça feira (18), vai ligar as cidades de Xamboiá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA), na BR 153.
A estrutura representa um avanço histórico para a mobilidade da região ao garantir mais segurança para a população e ao fortalecer o corredor de transporte da BR-153. A expectativa é de que o fluxo de mercadorias ganhe maior agilidade, ampliando o escoamento da produção agropecuária, industrial e mineral, consolidando a competitividade do Pará, do Tocantins e de toda a Região Norte no cenário nacional e internacional.
Durante o evento, o governador destacou o simbolismo da obra para o desenvolvimento regional. Ele lembrou das dificuldades vivenciadas pela população ao longo de décadas e da importância de superar obstáculos históricos de infraestrutura.
“Que felicidade vivenciar este capítulo da história do Norte do Brasil, com a integração do Pará ao Tocantins e de toda a região ao restante do país. Hoje passa um filme na minha cabeça. Em 2012, atravessei esse trecho do Araguaia de barquinho com a Daniela porque era a única alternativa, e isso simbolizava o atraso e as dificuldades enfrentadas pela população”, afirmou o governador.



















