Pela segunda rodada do grupo D da Copa do Mundo feminina, o Japão venceu a Escócia por 2 a 1, com gols ainda no primeiro tempo, e está mais tranquilo em relação à classificação para as oitavas visto que soma, agora, quatro pontos, na liderança temporária da chave. A Inglaterra, com três, ainda joga na rodada contra a Argentina.
Por outro lado, as escocesas conheceram sua segunda derrota no Mundial, são a lanterna do grupo com nenhum ponto conquistado e veem cada vez mais longe a possibilidade de avançar – anteriormente haviam perdido para a Inglaterra por 2 a 1. É válido lembrar, porém, que os quatro melhores terceiros dos seis grupos avançam.
O primeiro tempo foi inteiramente dominado pelas japonesas em Rennes, que fizeram dois gols com Iwabuchi e Sugasawa, esta última de pênalti. Ainda assim, a Escócia teve sorte, porque o placar poderia ter sido bem mais elástico, de uma seleção que está com nada mais nada menos que 17 estreantes em Mundiais, pensando na renovação para as Olimpíadas de Tóquio 2020. Na segunda etapa, o gol de honra das escocesas, que voltaram mais atentas, foi marcada no finalzinho, por Clelland.
Na próxima rodada, o Japão enfrenta a Inglaterra, na quarta-feira, às 16h (de Brasília), enquanto a Escócia ainda tenta seu primeiro ponto na competição diante da Argentina, no mesmo dia e horário.
O jogo – O início foi melhor para as escocesas com lançamento de Little para Arnot, mas a zaga japonesa afastou o perigo. A resposta veio aos sete minutos: Sugasawa levantou na medida para Nakajima, que bateu de primeira e a bola passou perto da trave.
A partida, então, ficou bastante movimentada, com chances abertas para todos os lados, com Iwabuchi e Evans. O primeiro gol – um golaço – veio aos 22 minutos dos pés da própria Iwabuchi, da meia-lua. As japonesas continuaram indo para cima, com a atacante, Kumagai e Sugasawa, esta última que acabou sofrendo um pênalti aos 34. O gol foi convertido por ela mesma e boa vantagem para o Japão ainda no primeiro tempo – a Escócia só chegou mais uma vez já no fim, com Cuthbert.
No retorno, a Escócia voltou mais atenta, com lances de perigo com Weir, Emslie e Cuthbert. Ainda assim, as japonesas continuaram mostrando boa marcação e tentavam chegar ao terceiro gol (Nakajima, aos 13, foi a melhor chance).
A boa produção ofensiva das escocesas deu resultado com um belíssimo gol de Clelland, que havia entrado há pouco tempo. Ela recebeu da zagueira Ichise e mandou por cobertura, na gaveta, aos 43. Tentando responder e abafar, o Japão tentou com Sugita no finzinho, mas o placar não foi alterado. 2 a 1.
O post Japão vence Escócia e se mantém vivo na Copa do Mundo feminina apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.
Fonte: Gazeta Esportiva