Placa com o nome de Nicolini no Espaço do Conhecimento de Lazer e Esporte, em São Paulo (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)

Falecido no último dia 14 de agosto, o jornalista Henrique Nicolini foi homenageado na manhã desta segunda feira em uma solenidade ocorrida no Bosque da Fama, localizado no Parque das Bicicletas, em São Paulo. O evento realizado no local que foi idealizado por Nicolini contou com a presença de nomes importantes do esporte nacional, como os medalhistas olímpicos Manoel dos Santos, bronze nos 100m livres em Roma em 1960, Ricardo Prado, prata nos 400m medley em Los Angeles no ano de 1984, além do maratonista José João da Silva, bi-campeão da corrida da São Silvestre, nos anos de 1980 e 1985.

Representando os atletas que já foram homenageados pelo Bosque da Fama, que visa perpetuar a memória esportiva dos grandes nomes esportistas paulistas portadores de títulos mundiais, recordistas internacionais e medalhistas olímpicos, o nadador Ricardo Prado ressaltou a importância do professor para o esporte nacional.


“Falamos muito que o Brasil não lembra e não valoriza o seus heróis, porém o doutor Nicolini é a prova de que isso não é verdade. Meu pai fazia isso dentro de casa, mas o Nicolini fazia em escala nacional. O esporte hoje é profissional graças a pessoas que o valorizaram, assim como Henrique. é possível dizer que sem ele, o esporte não estaria onde está hoje”, declarou o medalhista olímpico.

Além do jornalista com carreira mais longa registrado pelo Guinness Book, Nicolini também foi um dos fundadores da Panathlon (uma associação que apoia os atletas e clubes esportivos). Para representar a instituição, o atual presidente da associação, Georgios Stylianos divulgou que Nicolini dará nome ao Espaço do Conhecimento localizado no parque das bicicletas, em São Paulo. O espaço, que fica ao lado das árvores do Bosque da Fama, será utilizado para a realização de palestras, para ajudar na preservação das carreiras destes atletas.

Com a inauguração do Espaço, a prefeitura espera que o local seja bastante frequentado pelos alunos do Centro Olímpico de São Paulo. “Queremos que este espaço que levará o nome do professor Nicolini comece a receber atividades, exposições e eventos do Panathlon. A ideia é que a associação utilize o local com cursos e atividades para mostrar aos mais de 1200 alunos do Centro Olímpico a importância do esporte e perpetuar os grandes feitos de nossa história”, afirmou o Secretário de Esportes de São Paulo, Jorge Fernando Damião.

O post Henrique Nicolini recebe homenagem no Bosque da Fama apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.

Fonte: Gazeta Esportiva