O preparador de goleiros Silvano Austrália, que trabalha ao lado de Ronaldo Willis, ex-goleiro bicolor, destaca a preparação específica dos atletas do Paysandu que atuam na posição. Diferente do que acontece com os demais companheiros de elenco, os arqueiros enfrentam algumas dificuldades, já que precisam, além da manutenção da parte física, de preparação distinta, o que não é possível de ser feito neste momento de isolamento social por causa da pandemia da Covid-19, que suspendeu os treinos presenciais do grupo.
Austrália explica a maneira como os goleiros do clube estão seguindo as orientações passadas por ele e Ronaldo. “Desde o dia 19 de março, quando começamos o isolamento social, foi preparado um trabalho para todos os atletas, os goleiros também. Um trabalho que eles faziam na casa deles, nos mandavam os relatórios através de aplicativo e de vídeos, que a gente conversava diariamente como estava sendo”, conta o preparador.

A programação sofreu mudanças, conforme explica o preparador, justamente para tentar melhorar o condicionamento dos goleiros, mas ainda assim não tem a mesma qualidade do treino presencial. “Desde o dia 1° de junho mudamos um pouco esse trabalho”, diz Austrália. “Está sendo feito um trabalho on-line, também organizado pela preparação física e fisiologia, um trabalho ao vivo onde treinamos todos juntos através de uma plataforma. Um pouco diferente, um pouco mais pesado, com o objetivo de ganhar força e mobilidade e, assim, que possam chegar até a gente com o mínimo de perda possível pelo tempo parado”, detalha Austrália.
O preparador salienta que Gabriel Leite, titular do gol bicolor, pode ser apontado como privilegiado neste momento entre os jogadores da posição. “Na casa dele, em Curitiba, tem um campo, lá ele tem um treinador de goleiro particular, um amigo que trabalhou com ele lá atrás, na época da base. É uma pessoa que a gente conversa e podemos elaborar esse treino para que ele possa fazer não só o treino de mobilidade e força, mas treino específico de goleiro também”, explica o preparador.


(Diário do Pará)