Começando a sua preparação em 2019 para a Copa América, a Seleção Brasileira faz seu primeiro jogo no ano neste sábado, quando mede forças com o Panamá a partir das 14h00 (horário de Brasília), em amistoso programado para o Estádio do Dragão, na Cidade do Porto, em Portugal. O Brasil vai receber o torneio continental e por isso sabe que vai precisar fazer um grande torneio, preferencialmente conquistando o caneco.
O técnico Tite, procurou tornar o time bem mais jovem do que em relação ao Mundial. Isso abre espaço para jogadores novos com a camisa amarelinha e que sabem que podem começar a escrever uma bela história. Caso, por exemplo, do meia Lucas Paquetá, ex-Flamengo e atualmente no Milan.
“A responsabilidade quando se joga com a camisa da Seleção Brasileira é enorme e por isso mesmo estamos cientes de que temos que dar o nosso máximo em campo. Os amistosos são importantes pois temos muitas competições pela frente e devemos chegar preparados. O Tite conversa muito conosco e sabe do potencial que cada um pode dar neste momento”, analisou Lucas Paquetá, que terá a responsabilidade de vestir a camisa 10.
Além de Paquetá, outros jovens terão a oportunidade de mostrar serviço. Casos do zagueiro Militão, contratado recentemente pelo Real Madrid após se destacar pelo Porto, do lateral-esquerdo Alex Telles, do volante Arthur e do atacante Richarlison. Dos titulares do último Mundial sobraram o lateral-direito Fagner, o zagueiro Miranda, o volante Casemiro e o meia Philippe Coutinho.
“Os mais experientes não podem fugir da responsabilidade de ajudar a conduzir a Seleção Brasileira neste momento e por isso estamos colaborando para que o Brasil chegue forte na Copa América”, disse Miranda.
O Brasil não pode contar ainda com o atacante Neymar, se recuperando de lesão, e ainda viu serem cortados, também por questões médicas, o lateral-direito Daniel Alves e o atacante Vinicius Júnior.
Pelo lado do Panamá, o maior ídolo do futebol do país, o ex-atacante Julio Dely Valdés, está interinamente na função de treinador. Ele tem a esperança de ver a seleção pior colocada na Copa do Mundo de 2018 vencer o Brasil.
“O importante é deixarmos uma boa impressão e por isso mesmo temos que fazer um jogo que nos dê o sonho de poder conquistar um resultado positivo. Vamos com este pensamento”, pontuou Julio Dely Valdés.
O treinador do Panamá está tentando promover uma pequena reformulação neste período no cargo. Porém, para este amistoso, manteve nove atletas que jogaram na Copa do Mundo. O zagueiro Fidel Escobar, o meia Armando Cooper e o atacante Abdiel Arroyo são os mais experientes e carregam a esperança de conduzir a seleção panamenha, que em seu último amistoso perdeu de 3 a 0 para os Estados Unidos.
FICHA TÉCNICA
BRASIL X PANAMÁ
Local: Estádio do Dragão, na Cidade do Porto (Portugal)
Data: 23 de março de 2019 (Sábado)
Horário: 14h00 (horário de Brasília)
Árbitro: João Pinheiro (Portugal)
Assistentes: Bruno Rodrigues (Portugal) e Álvaro Mesquita (Portugal)
BRASIL: Ederson, Fagner, Militão, Miranda e Alex Telles; Casemiro, Arthur, Lucas Paquetá, Philippe Coutinho e Richarlison; Roberto Firmino
Técnico: Tite
PANAMÁ: Eddie Roberts, Francisco Palacios, Fidel Escobar, Ivan Anderson e Guillermo Benitez; Omar Browne, Armando Cooper, Ricardo Buitrago, Ernesto Walker e Rolando Botello; Abdiel Arroyo
Técnico: Julio Dely Valdés
Fonte: Gazeta Esportiva