Na noite desta quinta-feira (23), o Brasil enfrenta o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 e uma vitória praticamente garante a seleção no próximo Mundial.
Ao longo da história, o duelo guarda lembranças ruins aos brasileiros, como a derrota na Copa de 50 e a perda do título da Copa América de 95 para os uruguaios, mas algumas partidas são memoráveis a torcida e que servem de inspiração.
A forra de 50 no caminho do Tri
A seleção estava na semifinal da Copa do Mundo de 70, no México e o adversário era o Uruguai. Cubilla abriu o placar, mas Clodoaldo, Rivelino e Jairzinho marcaram para o Brasil. O jogo ficou marcado pelo drible de Pelé sobre o goleiro, que por capricho, a bola acabou indo para fora.
Com o empate entre Argentina x Peru, o duelo entre Brasil X Uruguai decidia a Copa América de 89. Com o Maracanã lotado, o Brasil teve de esperar pelo segundo tempo para comemorar o gol do título. Pelo alto, o baixinho Romário usou a cabeça para acabar com o jejum de títulos do Brasil.
Em 93, o Brasil precisava vencer o Uruguai para ir à Copa de 94 e a solução veio da Espanha. Em alta no Barcelona, o atacante Romário foi convocado por Carlos Alberto Parreira e o resultado disso: dois gols, vitória e o passaporte para o Tetra na mão.
Semifinal outra vez. Agora foi pela Copa das Confederações. O duelo estava empatado em 1 a 1 – Fred e Cavani marcaram – até os 45 do segundo tempo. O volante Paulinho subiu como elemento surpresa e marcou o gol que levou o Brasil para a final contra a Espanha.
O duelo entre Uruguai X Brasil será hoje, às 20h (Horário de Brasília), no estádio Centenário, com cobertura do portal DOL.
(DOL)