O aproveitamento do Vitória em casa no Brasileiro tem tirado o sono dos rubro-negros.
Dos 45 pontos disputados no Barradão, o time conquistou apenas nove. A vitória mais recente em Salvador aconteceu no início de agosto, pela 18ª rodada.
Jogadores e comissão técnica já demonstraram insatisfação, mas não obtiveram melhora. O último a se manifestar foi o presidente do clube, Agenor Gordilho, que esteve com o grupo às vésperas do confronto com Atlético-GO, a partir das 17h (de Belém) deste domingo (29).
O mandatário ponderou sobre a campanha do Vitória fora de seus domínios. Em 15 partidas, foram 24 pontos conquistados -com destaque para o triunfo sobre o Corinthians, em Itaquera, que encerrou invencibilidade de 34 jogos do líder.
“Fora de casa, fazemos partidas incríveis. Estávamos invictos há sete jogos [antes do clássico com Bahia]. Aqui também não falta disposição. O que a gente fez foi incentivá-los para buscar o resultado também aqui em casa”, disse Gordilho.
Além do jejum, o Vitória terá outro fator de pressão no duelo: o Atlético-GO é adversário direto contra o rebaixamento. As duas equipes estão no Z-4 -os baianos estão em 17º, com 33 pontos, e os goianos amargam a lanterna, com 26.
Ao menos uma notícia boa para os rubro-negros é o retorno do zagueiro Kanu, recuperado de lesão. Já Fernando Miguel segue fora.
No Atlético, a única mudança é a volta de Ronaldo, que havia sido poupado dos últimos compromissos por desgaste muscular.
VITÓRIA
Caíque; Caíque Sá, Kanu, Wallace e Juninho; Ramon, Uillian Correia, Yago e Neilton; David e Tréllez. T.: Vagner Mancini
ATLÉTICO-GO
Marcos; Jonathan, Gilvan, William Alves e Bruno Pacheco; Ronaldo, Paulinho, Andrigo, Jorginho e Luiz Fernando; Walter. T.: João Paulo Sanches
Estádio: Barradão, em Salvador
Horário: 17h (de Belém) deste domingo
Juiz: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Com time reserva, Grêmio visita o desesperado Avaí
Com a atuação de gala na vitória por 3 a 0 no Equador, não seria exagero o Grêmio preterir a Libertadores pelo Brasileiro ao menos por um fim de semana.
Mas o técnico Renato Gaúcho vai manter a estratégia de priorizar a competição continental, pela qual os tricolores vão enfrentar o Barcelona de Guaiaquil na próxima quarta (1º), em duelo de volta das semifinais.
O Grêmio, portanto, terá às 18h (de Belém) deste domingo (29), diante do Avaí, novamente um time de reservas no Nacional.
Na rodada anterior, a escolha pela equipe alternativa custou uma derrota ao Palmeiras e queda na tabela -o que não foi tão desastroso, já que o time ainda ocupa a quarta colocação, com 50 pontos.
O técnico do Avaí, Claudinei Oliveira, ainda ponderou que, apesar de desfalcado, o adversário continua perigoso. “O Grêmio tem jogadores importantes, como Léo Moura e o Jael, que é um centroavante muito experiente. A equipe que vier continuará sendo muito competitiva.”
O time catarinense vive realidade oposta a dos gremistas e não poupará esforços na Ressacada -a escalação deverá ser a mesma que bateu a Ponte Preta na rodada anterior. Na 16ª colocação, o Avaí está a um ponto da zona de rebaixamento, com 34.
AVAÍ
Douglas; Leandro Silva, Alemão, Betão e João Paulo; Judson, Pedro Castro e Marquinhos; Luanzinho, Junior Dutra e Romulo. T.: Claudinei Oliveira
GRÊMIO
Paulo Victor; Léo Moura, Thyere, Bressan e Marcelo Oliveira; Cristian, Kaio; Everton, Beto da Silva e Arroyo; Jael. T.: Renato Gaúcho
Estádio: Ressacada, em Florianópolis
Horário: 18h (de Belém) deste domingo
Juiz: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Piores do returno, Sport e Coritiba se enfrentam na luta contra a degola
Sport e Coritiba se enfrentam neste domingo (29), na Ilha do Retiro, com um histórico parecido. Ambas equipes já estiveram entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro e na zona da Libertadores, mas, no momento, a realidade é lutar contra o rebaixamento para a Série B.
O desempenho deles no segundo turno é o que contribuiu para o momento atual. Em 11 rodadas, Sport e Coritiba venceram só uma vez e conquistaram apenas sete pontos. Enquanto o time pernambucano bateu o Vitória fora de casa, a equipe paranaense superou o Cruzeiro em seus domínios.
Embora esteja ao lado de sua torcida, a situação do Sport não é nada cômoda. No Recife, o time rubro-negro não sabe o que é vencer pelo Brasileiro há três meses, quando goleou o Atlético-GO por 4 a 0. São cinco empates e duas derrotas nesse período, que contribuíram para a derrocada na tabela.
Para piorar, o relacionamento com a torcida se deteriorou de vez nesta semana, quando o Sport perdeu para o Junior Barranquilla por 2 a 0 pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Em decorrência desse resultado, o técnico Vanderlei Luxemburgo foi demitido.
A situação só não é pior porque o Sport ainda está no final de sua “gordura” para escapar da degola. O time, que agora será comandado por Daniel Paulista, começa a 31ª rodada em 15º lugar, com dois pontos de vantagem para a zona de rebaixamento.
A única boa notícia é a possibilidade de o Sport contar com a volta do volante Rithely. Com uma torção no tornozelo, ele não havia enfrentado o Junior Barranquilla, mas deve voltar ao time contra o Coritiba.
O Coritiba, por sua vez, está afundado na zona de rebaixamento. Mas, embora ocupe o 19º lugar, a equipe de Marcelo Oliveira esboçou reação nas últimas duas rodadas, ao ganhar do Cruzeiro no Couto Pereira e empatar com o Vasco no Maracanã.
O atacante Kleber, em reta final de recuperação de uma lesão, ainda não se sente bem para atuar e será desfalque em Pernambuco. Em compensação, Tiago Real cumpriu suspensão diante do Vasco e está escalado.
SPORT
Magrão; Raul Prata, Ronaldo Alves, Henríquez, Mena; Patrick, Anselmo, Rithely, Diego Souza; Osvaldo, André. T.: Daniel Paulista
CORITIBA
Wilson; Léo, Cleber Reis, Werley, Thiago Carleto; Jonas, Alan Santos, Tiago Real, Iago Dias; Henrique Almeida, Rildo. T.: Marcelo Oliveira
Estádio: Ilha do Retiro, no Recife
Horário: 17h (de Belém) deste domingo
Juiz: Leandro Pedro Vuaden (RS)
(Folhapress)