O fim de ano se aproxima e os clubes precisam estar de olho nas competições que irão disputar na temporada 2025, causando uma certa expectativa quanto ao calendário do futebol brasileiro que ainda está sendo cuidadosamente ajustado.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já trabalha nos bastidores com o próprio calendário para a próxima temporada. Em relação a esse ano, existem algumas mudanças, é o que antecipa a jornalista Marília Ruiz, do UOL Esporte.
Clubes trabalham com um planejamento, mas as federações não aprovam o que está sendo feito pela CBF, que estuda alternativas sobre o melhor caminho a seguir, considerando o esboço feito pela entidade.
Calendário e expectativas
Pelo projeto, os Estaduais podem começar a partir do dia 15 de janeiro, diferente do que aconteceu nesse ano, quando começaram no dia 18.
O Parazão 2024, por exemplo, iniciou no dia 20 de janeiro e terminou no dia 14 de abril, data prevista pela Federação Paraense de Futebol (FPF).
As competições não vão parar durante a Data Fifa, período destinado aos jogos da Seleção Brasileira, nas Eliminatórias.
Nem mesmo o Campeonato Brasileiro será paralisado durante o Supermundial de Clubes, que será realizado no ano que vem, nos EUA. O Brasil poderá ter quatro times na competição (Flamengo, Fluminense e Palmeiras já estão garantidos, enquanto que Botafogo ou Atlético-MG podem competir, desde que um dos dois vença a Libertadores).
Quer mais notícias de esporte? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
No caso dos clubes paraenses, a expectativa fica por conta da permanência do Paysandu na Série B de 2025. Com o acesso do Remo, o Pará poderá ter dois times na Segundona. Dessa forma, o Campeonato Paraense será melhor analisado pelos clubes participantes.
A expectativa é que o calendário seja divulgado no início de novembro.
E MAIS: