O término da Copa Libertadores da América garantiu a Borja mais uma artilheria na temporada de 2018. O colombiano, que já tinha sido o atleta com mais gols no Campeonato Paulista, ficou empatado com Wilson Morelo, do Independiente Santa Fé, da Colômbia, na lista dos goleadores da competição internacional com nove gols. Dessa forma, ele se torna o primeiro jogador da história do Palmeiras a ser artilheiro em duas competições distintas no mesmo ano.

Além disso, o jogador de 25 anos aumenta o número de atletas alviverdes que foram o goleador máximo no ano. Borja se junta a atletas das categorias sub-20, sub-17, sub-13 e sub-11 que foram artilheiros em, pelo menos, uma competição. O feito é inédito para o clube palestrino, que nunca teve tantos artilheiros na base e no profissional.

Borja marcou 20 gols na temporada (Cesar Grecco/Palmeiras)


Tupãzinho (1968, com 11 gols), Lopes (em 2001, com nove gols), Marcinho e Washington (ambos em 2006, com cinco gols cada) são os outros jogadores palmeirenses que já foram artilheiros da Libertadores. O colombiano ainda foi o primeiro estrangeiro a ser o goleador máximo do Paulistão em 105 anos. O último havia sido o britânico Whatley, do Mackenzie College, na edição de 1913.

Borja, que foi o atleta com mais gols do Verdão em 2018 (20), ainda entrou na lista dos 100 maiores goleadores da equipe com 30 gols em 87 jogos, ocupando a 98ª colocação do ranking ao lado de Marcinho e Osmar Cambalhota. No elenco atual, apenas Willian e Dudu também fazem parte do seleto grupo estando na 84ª e 47ª posição, respectivamente. Ele ainda está no top 10 dos artilheiros estrangeiros do clube

Os outros artilheiros do Alviverde na temporada foram: Léo Passos (seis gols na Copa do Brasil sub-20), Papagaio (12 gols no Brasileirão sub-20), Gabriel Veron (nove gols no Mundial de Clubes sub-17), Fabrício (36 gols no Campeonato Paulista sub-17), Endrick (16 gols no Paulista sub-13) e Lucas Astolfi (19 gols no Paulista sub-11).

O post Borja quebra marca no Palmeiras e aumenta lista de artilheiros no ano apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.

Fonte: Gazeta Esportiva

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui