Mais um importante capítulo da história do maior clássico espanhol foi escrito na tarde deste domingo, no Estádio Camp Nou. A acachapante vitória por 5 a 1 sobre o Real Madrid foi a maior goleada imposta pelo Barcelona nos últimos oito anos do confronto.
A última grande goleada registrada no clássico havia ocorrido no dia 29 de novembro de 2019, também no Camp Nou, pelo Espanhol. Na ocasião, comandado por Josep Guardiola, o Barça aplicou sonoros 5 a 0 no Real Madrid de José Mourinho, com gols de David Villa (2), Xavi, Pedro e Jeffren.
No primeiro clássico sem Lionel Messi e Cristiano Ronaldo desde 2007, Luis Suárez roubou a cena na Catalunha. O uruguaio marcou três gols na vitória do Barcelona – Philippe Coutinho e Arturo Vidal completaram o massacre, enquanto Karim Benzema descontou para os merengues.
Das 14 grandes goleadas registradas na história do clássico, o Barcelona foi o protagonista em dez delas. A maior de todas, contudo, pertence ao Real Madrid, que fez 11 a 1 no time catalão em duelo válido pela Copa do Rei de 1943.
Com o resultado deste tarde, o Barcelona se manteve na liderança do Campeonato Espanhol com 21 pontos, dois a mais que o Atlético de Madrid. O Real, por sua vez, caiu para a nona colocação, com 14 pontos.
Esta, aliás, é a quarta pior campanha do clube merengue após as dez rodadas iniciais do Espanhol, com quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas. Só em outras três ocasiões o Real esteve em uma situação pior neste período: 1942/1943 (10º), 1999/2000 (11º) e 2001/2002 (10º).
O post Barcelona impõe maior goleada do clássico desde 2010 apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.
Fonte: Gazeta Esportiva