As posições em que os jogadores têm maior média de altura é nos setores defensivos, sobretudo com zagueiros e goleiros, mas nada impede que as equipes apresentem jogadores baixinhos que podem fazer grande diferença dentro do elenco. A história mostra Romário, Garrincha e outros como grandes craques da história do esporte.

No Paysandu, por exemplo, um  caso chama a atenção: o atacante Edinho é o jogador mais baixo em atividade no Brasil e o quinto no mundo, com 1,58m. Interessante, não? e não para por aí. Outro brasileiro lidera a disputa “nivelada por baixo”.

 

 

 

O meia alagoano Elton Arábia, de 37 anos, que tem passagens por Corinthians, CRB-AL e hoje atua no futebol indiano, tem com 1,54m e é o atleta de futebol mais baixo do mundo. E mais, o maranhense Bambinha (1956 – 2020) é considerado o menor jogador da história do futebol. Ele é um ícone no Maranhão, sobretudo por sua longa caminhada pelo Sampaio Corrêa.


Mas voltando ao Pará, se Edinho, do Papão, é o mais baixo, o zagueiro Lucas Maia, da mesma equipe, ao que tudo indica, é o atleta mais alto que disputa o Parazão 2024. 

Antes de entrar em detalhes sobre os mais altos, é importante ressaltar que Edinho não é o único baixinho Bicolor. Os atacantes Esli García [1,63m] e Juninho [1,68m] se destacam pela baixa estatura, todos, porém, muito habilidosos.

 
  

Agora sim, os mais altos

Do alto dos seus 1,92m, Lucas Maia tem se destacado colocando “medo” nos atacantes rivais. Muito disso explica a defesa do Papão ser a menos vazada da competição. Até aqui, o time levou apenas um gol. Ao lado dele, outro gigante aparece: Wanderson. 

 
  

Quer saber mais notícias do Paysandu? acesse o nosso canal no WhatsApp

O jogador, de 1,87m de altura, já foi colocado por Hélio dos Anjos, como “zagueiro de Série A”, no entanto, a insegurança e diversas falhas já cometidas pelo atleta sugerem o contrário.  

 
  

Os baixinhos fazem história

A história está aí para provar que a altura não influencia no talento futebolístico. Quem não lembra de Romário, campeão do mundo em 1994, ou Garrincha, companheiro de Pelé, ídolo do Botafogo e um dos jogadores mais habilidosos da história do futebol. Ainda tem Fábio Cannavaro, zagueiro italiano que foi campeão, melhor jogador da Copa de 2006 e bola de ouro no mesmo ano. Os baixinhos vão dominar/dominaram o mundo eim…

Por: Lucas Contente.

“Muanense de sangue marajoara e alma paraense! Contente é formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Estácio Fap e Repórter do DOL desde 2021. Apaixonado por esportes, do skate ao futebol, não dispensa de jeito algum um açaí com peixe frito e um belo banho de rio.”

Read More

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui