O estádio Maracanã completa 70 anos de sua inauguração nesta terça-feira (16). O gigante acumula belas histórias do futebol e por muitos anos ficou conhecido como um dos maiores estádios de futebol do mundo. Por ele também já passaram três potências do futebol paraense: Remo, Paysandu e Águia de Marabá.

Entre tantos nomes paraenses que fazem parte da história do Maraca, está o ex-jogador Vélber “Risadinha”, velho conhecido de azulinos e bicolores. Ele defendeu as cores das duas equipes paraenses em partidas disputadas no estádio Maracanã. Pelo Remo, marcou um golaço de falta na vitória do Leão em cima do Botafogo, numa partida válida pela Copa do Brasil. Para ele, um grande momento de sua carreira.

“Foi um dos gols mais bonitos da minha carreira. Agradeço a Deus por ter feito um gol no Maracanã, pra mim é o maior palco do futebol mundial. Lembro que nesse dia todos os companheiros subiram para reconhecer o gramado e eu fui o único que não fui. Eu sabia que o mundo e o Brasil iam me conhecer através daquele jogo”

Dono de dribles e belos gols quando jogador, no Paysandu, Vélber decolou. Levou o Papão ao título da Copa dos Campeões em 2002, participou da Taça Libertadores em 2003 e levantou os troféus  do Parazão e Copa Verde em 2016. Em 2020 retornou ao Maraca, desta vez vestindo a camisa bicolor.

“No início da minha carreira eu tinha o único pensamento em ajudar meus pais através do futebol, eu nunca imaginei o que ia acontecer na minha vida. Fui feliz como jogador e pelas três equipes paraenses que passei, tanto em Remo, quanto Paysandu e Tuna (onde foi revelado).

Conheça as principais partidas dos paraenses no estádio Maracanã:


Flamengo x Remo (1975)

A primeira vez que um clube do Norte do país a pisar nos gramados do gigante Maracanã foi o Clube do Remo no dia 25 de outubro de 1975. O adversário era também um gigante, o Flamengo. Mas o Leão conseguiu a façanha de derrotar os rubro-negros por 2 a 1. A partida era válida pela 2ª fase do Brasileirão. Cerca de 30 mil pessoas estiveram presentes e viu Alcino abrir o placar para o Remo. Zico empatou aos 43′, mas o Leão desempatou com Mesquita e fechou o placar numa partida histórica.

Fluminense x Paysandu (1981)

O segundo clube paraense a jogar no Maracanã foi o Paysandu, mais precisamente no dia 4 de abril de 1981 pela 2ª fase do Campeonato Brasileiro contra o Fluminense. Os cariocas aplicaram uma goleada sobre o Papão com o placar de 4 a 1. Os gols do tricolor foram marcados por Gilberto, Édson e Zezé (2). Juca Show diminuiu para a equipe paraense.

Vasco x Remo (1993)

Dezoito anos depois, o Remo volta ao Rio de Janeiro, desta vez para enfrentar o Vasco da Gama no dia 16 de abril de 1993. Mas, o Leão foi goleado por 4 a 0 em partida válida pela Copa do Brasil. Os gols dos Cruz-maltinos foram de Jorge Luís (2), Valdir Bigode e Bismarck.

Botafogo x Remo (2001)

A terceira passagem do Remo pelo Maraca foi no dia 11 de abril de 2001. E, mais uma vez, fez bonito. O Clube de Periçá eliminou o Botafogo da Copa do Brasil com o placar de 2 a 1. Os gols do Leão foram marcados por Velber (golaço de falta) e Cametá; Váldson diminuiu para o time carioca. O Leão já havia derrotado os alvinegros dentro do Baenão por 2 a 1 uma semana antes, e souberam administrar a vantagem na Cidade Maravilhosa.

Fluminense x Paysandu (2002)

No ano de 2002, o Papão retorna ao Maraca para enfrentar o Fluminense pela 2ª fase da Copa do Brasil. Os bicolores perderam pelo placar de 2 a 0. Os gols do time carioca foram marcados por Fernando Diniz e Roger.

Flamengo x Paysandu (2002)

Também em 2020, o Rubro-negro Flamengo perdeu para o Papão dentro do Maracanã. Os cariocas saíram derrotados pelo placar de por 2 a 1, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Papão foram marcados por Jóbson e Balão. O gol do Flamengo foi marcado por Zé Carlos.

Pela Copa do Brasil, as duas equipes se enfrentaram mais uma vez no Maracanã no dia 20 de agosto de 2015. O tricolor venceu mais uma vez a equipe paraense pelo placar de 2 a 1. Renato e Magno Alves marcaram pelo Fluminense, e Yago Pikachu marcou de falta para o bicola.

Fluminense x Águia (2009)

O Águia de Marabá foi a terceira equipe paraense a pisar nos gramados do Maracanã. A equipe marabaense foi goleada por 3 a 0 em partida válida pela Copa do Brasil no dia 22 de abril de 2009. Os gols da partida foram marcados por Maicon, aos 12 min e aos 22, Eduardo Ratinho, aos 32 do segundo tempo.

(DOL)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui