A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na manhã desta quarta-feira, 1, o novo calendário do futebol brasileiro que entrará em vigor a partir de 2026, visando reduzir a carga de jogos da elite do futebol e ampliar as oportunidades de competições nacionais para equipes que passam meses inativas.

Estaduais

Os campeonatos estaduais de 2026 terão início em 11 de janeiro e término em 8 de março, com um máximo de 11 datas. A mudança visa reduzir a sobrecarga de jogos para os clubes da elite e abrir mais espaço para competições nacionais, especialmente para equipes que ficam longos períodos sem partidas.



Série B

A Série B do Campeonato Brasileiro começa em 13 de março e encerra em 28 de novembro, mantendo o formato atual da competição.



Série C 


A Série C do Campeonato Brasileiro começa em 5 de abril e encerra em 25 de outubro. A maior novidade é que apenas dois times serão rebaixados e em 2027 a competição passará a ter 24 equipes.

Já em 2028, a competição passa a ter 28 clubes em um novo fortado: dois grupos de 14 equipes, com jogos de ida e volta. Ao todo, serão seis rebaixados para a Série D de 2029.



Série D

A Série C do Campeonato Brasileiro começa em 5 de abril e encerra em 13 de setembro. A maior novidade é o aumento de 64 clubes para 96, saindo de 510 partidas para 610. O campeão terá vaga garantida na 3ª fase da Copa do Brasil do ano seguinte



Copa Verde

A Copa Verde terá início em 25 de março e se encerrará em 7 de junho. O campeão seguirá garantindo uma vaga na Copa do Brasil, mas agora na nova terceira fase do torneio, que será disputada em partida única.

A competição equivale ao retorno da Copa Norte e a crianção da Copa Centro-Oeste. Ambos os campeões garantem vaga na terceira fase da Copa do Brasil.



Copa do Brasil

O torneio nacional começa em 18 de fevereiro e termina em 6 de dezembro. Os 20 clubes da Série A entrarão na 5ª fase, conforme o novo formato. Ao todo, 126 equipes participarão, com a decisão sendo realizada em jogo único.

Da primeira à quarta fase, os confrontos serão de ida, com vagas distribuídas entre os melhores ranqueados dos Estados (28), os menores ranqueados (74) e campeões das Copas do Nordeste, Verde, Série C e Série D (4).

A partir da quinta fase, os 20 times da Série A entram, agora em partidas de ida e volta. Além disso, quase todas as Federações estaduais terão uma nova vaga, totalizando 22 novos clubes. Em 2027, o torneio contará com 128 participantes.



Read More

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui