O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, anunciou neste sábado (17) sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O pleito está agendado para o próximo dia 25, e o dirigente afirma já contar com o apoio de federações e da maioria dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Segundo apuração do ‘Ge’, pelo menos quatro federações estaduais — São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Mato Grosso — já declararam apoio ao nome de Reinaldo. O dirigente agora busca consolidar o respaldo dos clubes, que se reuniram virtualmente na manhã deste sábado para discutir os rumos da eleição que definirá o sucessor de Ednaldo Rodrigues, destituído do cargo na última quinta-feira.


CONTEÚDO RELACIONADO

  • Coronel Nunes (mesmo sem querer) “derrubou” Ednaldo na CBF
  • Gluck Paul defende federações e “estabilidade” na CBF
  • Ednaldo Rodrigues vai ao STF para derrubar eleição na CBF
  • Presidente da Federação de Roraima ganha força para assumir a CBF

A convocação das eleições foi feita por Fernando Sarney, interventor nomeado pela Justiça, com prazo até o dia 20 para inscrição das chapas. Além de Reinaldo, um grupo de 19 federações articula a candidatura de Samir Xaud, presidente eleito da Federação de Roraima. Há ainda conversas sobre uma possível terceira via, com o nome de Luciano Hocsman, do Rio Grande do Sul, sendo cogitado como candidato de consenso.

A movimentação predominantemente liderada por federações gerou insatisfação entre os clubes, que têm direito a voto na eleição da CBF — com peso dois para os da Série A e peso um para os da Série B. Dirigentes da Libra e da Liga Forte Futebol (LFU) expressaram descontentamento por se sentirem excluídos do processo de construção das candidaturas. O presidente do São Paulo, Julio Casares, criticou a falta de diálogo: “Nada contra pessoas ou federações, mas lançar candidatos sem ouvir os clubes é o maior desrespeito ao torcedor brasileiro e à sociedade como um todo.”

Read More

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui