Ícone do site Rádio Clube do Pará

Veja o raio-X dos árbitros do Campeonato Brasileiro

Em meio aos seus 380 jogos, o Campeonato Brasileiro de 2024 foi comandado por 38 árbitros diferentes -alguns trabalharam na maior parte do torneio, enquanto outros surgiram em apenas uma oportunidade. O UOL separou algumas curiosidades envolvendo os responsáveis pelo apito.

RAIO-X DOS APITADORES

Ramon Abatti Abel, Rafael Rodrigo Klein e Davi Lacerda foram os árbitros mais escalados do torneio. O catarinense, o gaúcho e o capixaba trabalharam em 21 partidas cada um ao longo das 38 rodadas.

Em relação ao torneio do ano passado, só Abatti se manteve no top 3: no Brasileirão de 2023, ele empatou com Rodrigo José Pereira de Lima (25 jogos) e ficou atrás do líder Raphael Claus (27 jogos).

Klein, por outro lado, foi um dos mais rigorosos deste Brasileirão: ele aplicou 130 cartões amarelos, média de mais de seis por duelo. O gaúcho foi eleito melhor árbitro do torneio pela própria CBF.

Leia Mais:

Já Lacerda, de 29 anos, tornou-se a sensação e acabou o ano como um dos queridinhos da comissão chefiada por Wilson Seneme. Em 2023, ele havia trabalhado em apenas uma partida, justamente em um evento de pouca relevância na última rodada: Goiás x América-MG, que já estavam rebaixados.

Raphael Claus e Braulio da Silva Machado lideraram no quesito cartões vermelhos. Os dois expulsaram jogadores sete vezes em 17 embates – Klein protagonizou o mesmo número de advertências, mas em 21 jogos.

Quatro juízes acabaram na “lanterninha” do ranking deste ano: Thaillan Azevedo Gomes, Anderson Ribeiro Gonçalves, Luciano Miranda Filho e Emerson Ricardo Andrade. Cada um apitou apenas um confronto.

VEJA CURIOSIDADES DO RANKING

Os mais escalados

Read More

Sair da versão mobile