Depois de frequentar todas as demais Séries do Brasileiro, com direito a dois títulos – 1985, Série B, e 1992, Série C, a Tuna Luso estreia neste domingo (17), na quarta divisão do campeonato, enfrentando o Tocantinópolis-TO, na cidade homônima, pela primeira rodada do Grupo A2 da competição. O jogo acontece às 16h, no estádio João Ribeiro. A equipe alviverde assegurou o direito de voltar ao Nacional após sagrar-se vice-campeã paraense de 2021, conquista que também lhe garantiu vaga na Copa do Brasil desta temporada, da qual já foi eliminada. Na Série D, a Lusa pretende ir mais longe do que foi no torneio mata-mata nacional, mirando o acesso à Terceira Divisão de 2023.
Na Copa do Brasil, os tunantes chegaram até a segunda fase, quando foram eliminados pelo Ceará-CE, em Fortaleza, depois de terem derrotado, em casa, o Novorizontino-SP. O resultado deu moral à equipe, que na sequência da temporada chegou à terceira colocação do Estadual, posição que assegurou ao time vaga na Série D e também na Copa do Brasil de 2023. Para encarar o desafio da volta ao Brasileiro, a diretoria alviverde fez contratações pontuais, num total de cinco novos jogadores, quase todos eles do próprio futebol local. A exceção é o goleiro Matheus Gomes, que mesmo sendo paraense estava atuando no São Raimundo-AM.
Embora disponha das novas aquisições do clube, o técnico Emerson Almeida deve manter a espinha dorsal do grupo que comandou no Parazão. Os jogadores liberados após o campeonato, num total de cinco, não vinham sendo titulares da equipe. Almeida afirma ter estudado bem o adversário de hoje. “No quadro tático vamos ver qual a melhor maneira de tentar neutralizar o Tocantinópolis”, disse o técnico cruzmaltino.