Entre os 20 clubes que iniciam neste meio de semana a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C 2023, Clube do Remo e Paysandu não aparecem entre os favoritos ao acesso à Série B. Ao menos essa é a projeção do site “Chance
de Gol“, especialista em usar estatísticas para calcular as probabilidades de acesso e rebaixamento dos participantes de competições de futebol nacionais e internacionais.
No que diz respeito aos representantes paraenses, o Leão Azul aparece um pouco acima do arquirrival, com 50% de chances de conquistar uma das quatro vagas na Série B de 2024. O time comandado pelo ténico Marcelo Cabo vem fazendo um bom início de temporada.
LEIA TAMBÉM:
Paysandu inicia trajetória na Série C contra Aparecidense
CBF confirma Clube do Remo e Botafogo-PB para o Mangueirão
Apesar da eliminação nas semifinais da Copa Verde, justamente diante do maior rival, a equipe azulina é finalista do Campeonato Paraense, no qual terá o Águia de Marabá como adversário, e fez uma boa campanha na Copa do Brasil, avançando até a terceira fase do torneio nacional, quando foi eliminado nos pênaltis pelo Corinthians. Mesmo assim, os números colocam o Remo no pelotão intermediário dos candidatos ao acesso.
Já o Paysandu, com 26% de probabilidade de subir de divisão no Campeonato Brasileiro. O clube, que acaba de trocar de comando técnico, após a demissão de Márcio Fernandes e contratação de Marquinhos Santos, vem fazendo uma temporada irregular até o momento.
Ao mesmo tempo em que é finalista da Copa Verde, contra o Goiás, foi presa fácil para o Fluminense na Copa do Brasil, sendo eliminado após duas derrotas por 3 a 0, e ainda perdeu a vaga na decisão do Parazão 2023 para o Águia de Marabá, no último sábado (29).
FAVORITOS AO ACESSO
De acordo com os matemáticos do “Chance de Gol”, os 8 clubes que reúnem as melhores chances de conquistar o acesso na Série C são os seguintes:
1º – São Bernardo-SP (98.1%);
2º – Amazonas-AM (75.3%);
3º – América-RN (71.6);
4º – Volta Redonda-RJ (71.3)
5º – Brusque-SC (59.3),
6º – Ypiranga-RS (56.6),
7º – CSA-AL (50.8%)
8º – Remo (50%)
CANDIDADOS AO REBAIXAMENTO
O “Chance de GOl” também apresentou os números sobre os clubes que têm maior probabilidade de rebaixamento para a Série D. Nesta relação, os paraenses também não aparecem entre os maiores ameaçados de queda.
O Remo tem apenas 3.9% de probabilidade de terminar a temporada da Quarta Divisão, enquanto que o Paysandu aparece com 11.3%. Entre os participantes com os piores índices neste quesito estão: Altos-PI (88.3%), Manaus-AM (86.9%), Botafogo-PB (71.6%) e Floresta-CE (69%).
VEJA MAIS: