Nos últimos anos, a transmissão de campeonatos de futebol no Brasil passou por profundas transformações, com a fragmentação dos direitos de exibição e a entrada de novas plataformas no mercado. A Série A já experimentou esse modelo, com acordos individuais entre clubes e emissoras, mas a Segunda Divisão decidiu seguir um caminho diferente.
Agora, a Série B do Campeonato Brasileiro caminha para um acordo inédito, que prevê a exibição de todas as partidas, garantindo maior alcance para os torcedores e um modelo de distribuição dos valores da venda dos direitos de transmissão mais equilibrado entre os times.
Segundo o jornalista Thiago Menezes, do perfil @thiagomenezesbn no X (antigo Twitter), a Série B de 2025 terá transmissão de todas as partidas.
“Falei com uma fonte agora, e a tendência é que a ESPN assine o contrato até sexta e faça os 10 jogos por rodada. A RedeTV! e uma plataforma digital também participariam com menos jogos”, publicou.
CONTEÚDO RELACIONADO
- ESPN perto de fechar acordo inédito para transmitir a Série B 2025
- Impactos para dupla Re-PA! Grupo Globo não vai transmitir Série B
- Após sete meses, Pedro volta aos treinos no Flamengo
O plano da ESPN é oferecer as partidas tanto na TV fechada quanto no streaming, em um pacote que abrange todos os jogos. Embora o acerto esteja praticamente fechado, ainda há pequenos ajustes a serem resolvidos. Outras emissoras, como RedeTV!, seguem na disputa e podem influenciar a formatação final do contrato.
Quer mais notícias da Série B? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
VENDA EM CONJUNTO
A informação sobre as negociações foi divulgada inicialmente pelo jornalista Caio Mounif, da Rádio Bandeirantes de Goiânia, e confirmada pelo portal Lance!. De acordo com as apurações, as tratativas entre a emissora e as ligas responsáveis pelos clubes da Série B – Liga Forte União (LFU) e Liga do Futebol Brasileiro (Libra) – ocorrem desde março.
Diferente da Série A, onde os direitos foram negociados individualmente, os clubes da Segunda Divisão chegaram a um consenso para uma venda conjunta, garantindo maior equilíbrio na distribuição das transmissões. A LFU, que representa 16 clubes da Série B em 2025, e a Libra, que reúne Ferroviária, Paysandu, Remo e Volta Redonda, firmaram um acordo válido até 2029.
ATENÇÃO! A Série B terá transmissão de todos os jogos. Falei com uma fonte agora, e a tendência é que a ESPN assine o contrato até sexta, e faça os 10 jogos por rodada.
A Rede TV, e uma plataforma digital também participariam com menos jogos! pic.twitter.com/TDqylLmRYo
— Thiago Menezes (@thiagomenezesbn) April 2, 2025