A cidade de Belém se transforma novamente em palco para o início de uma jornada importante para a Seleção Brasileira, que visa consolidar sua campanha rumo à Copa do Mundo de 2026. Nesta segunda-feira (11), Dorival Júnior comanda o primeiro treino da equipe no Estádio Mangueirão, preparando o grupo para os confrontos decisivos contra Venezuela e Uruguai nas Eliminatórias. A expectativa é grande, tanto para o duelo fora de casa contra os venezuelanos, que ocorre na próxima quinta-feira (14) às 18h em Maturín, quanto para o retorno ao Brasil, onde a Seleção enfrentará o Uruguai no dia 19, às 21h45, em Salvador.
Quem já chegou em Belém?
Os jogadores que já desembarcaram na capital paraense foram: Bento, Ederson, Vanderson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Murilo, André, Paquetá, Bruno Guimarães, Andreas Pereira, Martinelli e Savinho, Luiz Henrique, Igor Jesus, Estevão e Weverton.
Em entrevista à CBF TV, Dorival Jr. revelou que o trabalho realizado nos últimos jogos será a base para os próximos desafios. “Espero que nós possamos aproveitar tudo aquilo que foi feito nos dois jogos anteriores. Tiramos coisas positivas e vamos levar para uma partida tão importante. A Venezuela está invicta dentro de seu estádio, jogando com muita propriedade, e nós teremos um compromisso difícil, porém, acredito que estejamos ainda melhor preparados do que nas partidas anteriores.”
CONTEÚDO RELACIONADO
- Seleção em Belém: CBF chama substitutos de Militão e Rodrygo
- Éder Militão não virá a Belém após lesão grave no joelho
- Guardiola na Seleção? Presidente da CBF revela situação
MANUTENÇÃO DA BASE
Para esse período de treinos e jogos, Dorival aposta na continuidade, mantendo a maioria dos jogadores que já vêm atuando sob seu comando. A principal novidade é o zagueiro Murillo, do Nottingham Forest, convocado pela primeira vez. A decisão pela estabilidade no elenco foi estratégica, considerando o curto tempo de preparação, especialmente para o jogo fora de casa.
Quer mais notícias da Seleção Brasileira? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
“Teremos praticamente apenas dois períodos de treinamento para enfrentar a Venezuela. Teremos que ter muito cuidado especial, uma preparação acima do normal para um jogo em que nós precisaremos de toda a força possível, para que encontremos o melhor resultado. São jogadores que já se conhecem, que vêm começando a encontrar um caminho importante, que eu espero que seja ainda melhor após essas duas partidas seguidas,” destacou o técnico.
ACOLHIMENTO DE BELÉM E APOIO DO TORCEDOR
O retorno da Seleção a Belém, após a passagem em 2023 para o confronto com a Bolívia, resgata o carinho do torcedor paraense. A presença da equipe já atraiu multidões em treinos e promete reacender a paixão pela Amarelinha. Dorival Jr., que está em Belém enfatizou a importância desse apoio: “Temos encontrado um ambiente muito favorável em todos os locais que estamos dentro do país. Espero que novamente em Belém aconteça uma movimentação que provoque em todos nós a sensação de vestir essa camisa com muito orgulho, dedicação, entrega, comprometimento, que é o que precisaremos para esses dois jogos seguintes, que serão fundamentais no equilíbrio da nossa posição na tabela de classificação.”
Na última vez em esteve na capital paraense, a Seleção, sob o comando de Fernando Diniz, iniciou as Eliminatórias de 2026 com uma vitória marcante de 5 a 1 sobre a Bolívia, em setembro de 2023. A escolha da capital paraense para esta nova etapa de preparação considerou, mais uma vez, a logística estratégica que a cidade oferece, favorecendo a agenda da equipe antes dos dois confrontos decisivos.
DESAFIO CONTRA O URUGUAI EM SALVADOR
Encerrada a disputa contra a Venezuela, a Seleção seguirá para Salvador, onde enfrentará o Uruguai em um confronto direto pelo topo da tabela. Ocupando atualmente a quarta posição, o Brasil busca superar os 16 pontos do Uruguai, que está uma posição à frente. Dorival espera retribuir o carinho do torcedor baiano com uma atuação sólida: “O povo sempre acolheu muito bem a Seleção Brasileira, e novamente teremos uma oportunidade de estarmos em Salvador. Espero que possamos retribuir o carinho do torcedor com uma grande atuação. A equipe uruguaia é muito bem preparada, vem à nossa frente nesse momento na fase classificatória e será um jogo fundamental, para que possamos consolidar nosso caminho, desde que também façamos um jogo seguro e equilibrado.”