Rádio Clube do Pará

Seis clubes fazem aniversário neste 1º de maio

Créditos: Adilson Germann/Novo Hamburgo

Neste 1º de maio, dia Mundial do Trabalho, seis clubes brasileiros comemoram aniversário. O Novo Hamburgo faz 106 anos, Parnahyba/PI completa 104, o Confiança/SE comemora os 81 anos, Anápolis/GO 71, Icasa faz 16 e o caçula Espigão/RO, completa nove anos de fundação.

NOVO HAMBURGO

A trajetória do clube inicia-se no dia 1º de maio de 1911, quando um grupo de funcionários da extinta fábrica de calçados Adams fundou a agremiação. Sempre nesta data, havia um churrasco de confraternização entre funcionários e diretoria no qual, ao final, o futebol encerrava as comemorações. Na mesma noite daquele ano, o grupo, tendo à frente Manoel Lopes Mattos, José Scherer, Aloys Auschild, Manoel Outeiro, João Tamujo e Adão Steigleder, decidiu-se pela criação do Anilado, como também é conhecido o ECNH, em virtude de suas cores – o azul anil e o branco.

Este ano o Novo Hamburgo disputa a Série D do Campeonato Brasileiro e o primeiro jogo é contra o São Bernardo/SP, no dia 21 de maio. Pelo Campeonato Gaúcho de 2017, disputa com o Internacional o título. A primeira partida terminou empatada em 2 a 2, no Beira-Rio. O Novo Hamburgo é o 107º colocado no Ranking Nacional dos Clubes.

PARNAHYBA

Fundado em 1913, o clube é o mais antigo do estado. Foi recordista de público e renda nos Campeonatos Piauienses de 2004, 2005 e 2006. É conhecido como Tubarão do Litoral. No Ranking de Clubes ocupa a 100ª posição.

O Parnahyba manda os jogos no Petrônio Portela, considerado o berço do futebol parnaibano. A história do estádio se confunde com a do clube. Construído na década de 20, pela Casa Inglesa, foi batizado originalmente por Estádio Internacional. Com estilo arquitetônico semelhante aos estádios ingleses da época, único no Brasil, era símbolo do glamour das disputas do Campeonato Parnahybano no século passado.

CONFIANÇA

Fundado em 1º de maio de 1936, ainda como um clube poliesportivo de basquete e voleibol, pelos operários da fábrica Confiança, o reconhecimento e as principais conquistas foram alcançadas quase 15 anos depois, com a criação de um time de futebol, tornando-se uma das principais referências do estado de Sergipe na modalidade. Hoje, o Confiança é um dos mais bem sucedidos do Nordeste nos últimos anos, tendo conquistado 12 títulos em apenas 15 anos e um inédito acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, feito jamais alcançado por nenhum clube sergipano.

A Série C para o Confiança começa no dia 14 de maio, quando pega o Salgueiro. No Ranking de Clubes ocupa a 156ª posição.

ANÁPOLIS

O Anápolis foi fundado por um grupo de carroceiros. Inicialmente, adotou o nome de Operário Futebol Clube. A ideia era de criação de um time do “povão”, para competir com outro já existente, a Anapolina, que era considerado time de “elite”.

Na década de 1960, o Anápolis já era conhecido e tinha vários apelidos, dentre os quais Galo da Comarca, Tricolor da Manchester e Time dos Carroceiros. Em 1961, conquistou o vice-campeonato do primeiro torneio octogonal e finalizou nessa data sua fase de amadorismo.

Após acesso (e vice) na Divisão de Acesso de 2015, o Anápolis disputou a elite goiana e conseguiu chegar a decisão, eliminando o Atlético na semifinal em pleno Serra Dourada, mas perdeu o título nos pênaltis para o Goiás. Com o vice-campeonato, o Galo da Comarca conquistou vaga para disputar a Copa do Brasil de 2017 e também vaga na Série D. É o 140º colocado do Ranking Nacional de Clubes.

ICASA

Foi fundada em 7 de janeiro de 2002. O nome Icasa deriva das iniciais da empresa de mesmo nome (Indústria e Comércio de Algodão S/A), do mesmo fundador do encerrado Icasa Esporte Clube, José Feijó de Sá.

Em 2009, o Icasa realizou uma expressiva campanha na Série C, chegando às semifinais da competição, o que garantiu o acesso do time cearense para a Série B de 2010. O Verdão do Cariri conseguiu-o ao vencer o Paysandu por 6 a 2, no estádio Romeirão, na partida de volta pelo grupo F das quartas de final.

Em 2015, foi rebaixado no Campeonato Brasileiro Série C para o Campeonato Brasileiro Série D de 2016. É o 54º do Ranking de Clubes.

ESPIGÃO

É o time profissional mais novo do estado, tendo sido fundado em 2008. Apesar de recente, a breve história conta com dois títulos oficiais, sendo campeão da 2ª Divisão do Campeonato Estadual em 2008 e a maior conquista foi o Campeonato Estadual de 2011, garantindo vaga na Copa do Brasil, resultado do rápido crescimento profissional do time em pouco mais de três anos de fundação. No Ranking Nacional dos Clubes ocupa a 217ª posição.

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza todos das diretorias, funcionários e torcedores pela data especial e deseja muitas glórias e conquistas no futuro. Parabéns, Novo Hamburgo, Parnahyba, Confiança, Anápolis, Icasa e Espigão!

(Via CBF)

Sair da versão mobile