O São Paulo surpreendeu o mundo do futebol ao anunciar Thiago Carpini como o novo técnico da equipe principal, sucedendo Dorival Júnior. Com apenas 39 anos, o profissional assume o desafio de quebrar a tendência de breves passagens que marcou outros jovens treinadores no clube paulista.
A escolha pelo ex-técnico do Juventude não é apenas corajosa, mas também carregada de simbolismo, já que Carpini foi responsável por eliminar o São Paulo nos pênaltis nas quartas de final do Paulistão do ano passado, quando treinava o Água Santa. Agora, ele passa de vilão a potencial herói no comando do Tricolor.
CONTEÚDO RELACIONADO
São Paulo acerta a contratação do técnico Thiago Carpini
“Brasil tem que aprender a jogar sem Neymar”, diz Dorival Jr
PSG, Corinthians e Gabriel Moscardo chegam enfim a um acordo
O histórico recente do São Paulo indica uma certa impaciência com treinadores jovens ou em início de carreira. André Jardine, por exemplo, durou apenas quatro partidas no cargo, mas recentemente conquistou o título da Liga MX com o América no México. Da mesma forma, o ídolo Rogério Ceni foi demitido após curtos períodos em ambas as passagens pelo clube.
Quer saber mais notícias do futebol brasileiro? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Antes disso, Sergio Baresi, que comandou o time por 14 jogos em 2010, e Doriva, com uma passagem de apenas 7 jogos em 2015, também sentiram na própria pele os efeito dessa alta rotatividade no Morumbi.
Thiago Carpini é o novo técnico do São Paulo Futebol Clube.
O treinador, que estava no Juventude, chega com contrato válido até 31 de dezembro de 2024.
Saiba mais > https://t.co/itjDzkc3g6#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/NbbDW01UI9
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 11, 2024
PRIMEIRO DESAFIO EM CAMPO
A Supercopa do Brasil, marcada para daqui a 22 dias, será o primeiro desafio de Carpini à frente do São Paulo. O duelo contra o Palmeiras e Abel Ferreira será uma revanche da final do Campeonato Paulista, onde Carpini surpreendeu ao derrotar o Palmeiras na primeira partida da decisão.
O novo comandante chega ao São Paulo acompanhado por uma equipe técnica que inclui Caio Gilli, Estephano Djian (filho do ex-zagueiro Marcelo Djian) e Gerson Ramos, campeão do Distrito Federal pelo Real Brasília.
Vale lembrar que o contrato do treinador e de sua equipe tem validade apenas até o final da temporada, com uma cláusula de renovação automática em caso de conquista de algum título expressivo – Copa do Brasil, Série A do Brasileiro ou Libertadores.
🗣️ O primeiro recado do nosso novo técnico para a #TorcidaQueConduz!#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/kLZxjDj5WS
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 12, 2024
VEJA MAIS: