O duelo de 180 minutos a ser travado por São Francisco e Cametá pelo título da Série B do Campeonato Paraense começa neste domingo (13), às 9h30, quando as equipes, sem nenhuma vantagem para qualquer lado, entram em campo no estádio Francisco Vasques.
A partida de volta, no estádio Parque do Bacurau, na cidade de Cametá, será no próximo sábado (19), às 15h. Para chegar à grande decisão, Leão e Mapará cumpriram uma jornada de onze partidas nas fases anteriores da competição. Ambas chegam empatadas à etapa decisiva do campeonato, somando 25 pontos.
O retrospecto das equipes mostra igualdade em quase todos os quesitos. Foram oito vitórias, um empate e duas derrotas para cada lado, que possuem 72% de rendimento. O Cametá leva, porém, uma pequena vantagem no saldo de gols: 12 a 8, fator determinante para que o Mapará decida o título jogando em seu reduto. O Cametá, conforme afirma o seu treinador, vem a Belém disposto a surpreender o adversário e, assim, jogar em situação favorável na segunda e última partida da final. “A gente vai para cima”, avisa o técnico Rodrigo Reis, de 36 anos.
Reis não anunciou a formação de sua equipe para a partida. Mas ele deu sinais de que poderá manter a formação que começou o jogo passado contra o Santa Rosa.
“Pretendo manter a mesma equipe e o mesmo esquema tático”, anunciou. Existe em Cametá, por parte do torcedor, um grande clamor para que o atacante Balotelli, que fez gol no jogo da semifinal, entre de cara na partida. Neste caso, Reis terá de sacar um dos homens de frente do time, visto que não pretende, conforme assegurou, alterar o dispositivo tático do grupo.
LEIA TAMBÉM:
+ Paragominas aciona novamente STJD e Parazão 2023 pode mudar
+ De “alma lavada”, Cametá vê título como a ‘cereja do bolo’
+ De “alma lavada”, Cametá vê título como a ‘cereja do bolo’
Desta forma, a equipe do município de mesmo nome deve entrar em campo com: Pedro Henrique; Pet, Mingoti, Marcos e Márcio; Cristian, Bruno, Joilson e Rayro; Nycollas e Daivison (Baloteli).
No São Francisco, o experiente técnico Samuel Cândido, considerado o “Rei do Acesso” local, também segue a máxima de que em time que está ganhando não se mexe. Desta forma, o treinador deve utilizar, para o começo da partida, os mesmos jogadores que iniciaram o segundo confronto contra o Capitão Poço e que ratificou a classificação do time à final da Série B e, consequentemente, à elite do futebol paraense em 2023. De acordo com Cândido, o fato de o São Francisco já ter assegurado vaga no Parazão 2023 não diminuiu em nada a empolgação de sua equipe.
O São Francisco deve entrar em campo com: Gustavo Henrique, Matheus Magno, Wanderlan, Gabriel Vigia, Ramirez, Camilo, Zé Paulo, Juninho, Gabriel Furtado, Amaury e Riquelme.
“A vontade continua sendo a mesma. Acredito que essa vontade não seja apenas nossa, mas do outro lado também”, observa Cândido, que tem em seu currículo três títulos da Segunda Divisão local e, consequentemente com subidas para a Séria A: Castanhal (2003), Independente (2009) e Parauapebas (2010).
E MAIS – VEJA TAMBÉM EM FUTEBOL NACIONAL E INTERNACIONAL