Sandra Regina Machado é um nome conhecido para os que acompanham a vida e os trabalhos do craque Pelé. Com a notícia de sua internação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), para o tratamento de um câncer, muito se falou no nome de Sandra, sua filha.
O Rei do Futebol, como é conhecido, perdeu a filha para a doença. Sandra era herdeira do ex-jogador, porém, nunca chegou a ser reconhecida afetivamente. Pelé rejeitou a paternidade mesmo diante de uma comprovação de um teste de DNA. Ele, inclusive, moveu 13 recursos judiciais contra a filha na década de 1990.
Traição e exame de DNA
Sandra é filha de Pelé e de Anísia Machado, uma moça que trabalhava como empregada doméstica. Os dois se relacionaram quando Pelé estava com a primeira esposa, Rosemeri.
A filha de Pelé nasceu em 1964 no Guarujá (SP) e procurou Pelé, afirmando ser sua filha, quando tinha 27 anos. O astro não acreditou. Um teste de DNA foi feito e o resultado, um ano depois, comprovou a relação, o que não impediu que uma árdua batalha judicial fosse movida por Pelé.
– Pelé lembra copa de 58 e deseja boa sorte à seleção
Ao fim, foi reconhecida herdeira em 1996, podendo adotar o sobrenome paterno: Arantes do Nascimento. Contudo, os dois nunca chegaram a cultivar uma relação próxima, tendo sempre Pelé fazendo críticas à filha, especialmente sobre a demora para que exigisse seus direitos.
Política e pensão
Sandra Machado se lançou como vereadora de Santos, nos anos 2000, e foi eleita pelo Partido Social Cristão (PSC). Um de seus principais feitos foi oferecer exames de DNA gratuitos pela rede pública.
Ela morreu em decorrência de um câncer de mama, em 2006, quando tinha 42 anos. Pelé não chegou a prestar qualquer tipo de apoio durante o tratamento, se limitando a enviar apenas duas coroas de flores ao velório, em nome da própria empresa.
– Neymar, enfim, se apresenta e iguala marca de Pelé e Ronaldo
– Éder Militão revolta ex ao sugerir valor de pensão da filha
Sete anos após a morte de Sandra, os dois filhos conseguiram que o avô pagasse pensão na Justiça. Os advogados alegaram que os herdeiros de Sandra passaram por dificuldades financeiras na infância e o juiz reconheceu os argumentos, afirmando que Pelé deveria arcar com as dívidas dos netos.