O esquema de segurança para o segundo evento-teste do Novo Mangueirão foi reforçado para receber nesta quarta-feira (29) cerca de 25 mil pessoas em mais um clássico do futebol paraense, entre os clubes do Remo e Paysandu, valendo vaga para a final da Copa Verde 2023. O Centro Integrado de Controle e Comando (CICC) será instalado no setor de camarotes, no lado B, a fim de concentrar e agilizar as demandas de segurança, dentro e no entorno do estádio.
É hoje! Assista ao vive e de graça o RexPa da Copa Verde
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) coordena as ações, em parceria com os demais órgãos da área. Os pontos focais de cada órgão estarão presentes no Centro Integrado.
O titular da Segup, Ualame Machado, disse que após a avaliação do primeiro jogo, realizado no último domingo (26), foram feitos ajustes para a partida desta noite. “Nós tivemos várias reuniões de avaliação do primeiro evento-teste. Apresentamos proposições de melhorias e ajustes necessários, não só para os órgãos de segurança do Estado, mas também para o órgão do Município e dos clubes envolvidos, para que pudéssemos analisar tudo o que ocorreu no primeiro evento-teste, e cada vez mais melhorar e preparar o Novo Mangueirão para a sua abertura oficial no dia 09 de abril”, informou o secretário.
Efetivo – O segundo jogo-teste do Novo Mangueirão contará com o reforço de mais de 2 mil agentes de segurança. A Polícia Militar atuará com mais de 1.300 agentes, dentro e no entorno do estádio, para garantir maior ordenamento ao fluxo de pessoas nos acessos e setores. As ações de segurança iniciam as 14 h desta quarta-feira.
Trabalho integrado – A gestão e fiscalização do tráfego de veículos ficará sob o comando do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), em conjunto com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). O monitoramento e a fiscalização das áreas serão supervisionadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, e os atendimentos às ocorrências pela Polícia Civil.
“Estamos atuando desde a parte do trânsito, melhorando o fluxo de veículos, às entradas dos portões de estacionamento, sendo estas aumentadas para que possamos ter maior fluidez dos veículos estacionados, também. Dentro do estádio será realizado todo o monitoramento com a atuação integrada. A delegacia itinerante da Policia Civil funcionará em parceria com a Defensoria Pública e o Judiciário, dentro da praça esportiva. Estamos preparando tudo para que o espetáculo transcorra dentro da normalidade, para que a população possa ir até o local prestigiar o evento, torcer pelo seu time, e que faça isso com tranquilidade”, acrescentou Ualame Machado.
Participam das ações de segurança no Novo Mangueirão as polícias Civil e Militar, Detran, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Semob, Guarda Municipal de Belém, Secretaria de Economia do Município de Belém (Secon) e Organização Pública.