Na tarde desta quarta-feira (19), o Clube do Remo, através de nota publicada no seu site oficial, confirmou jogo amistoso contra a Tuna Luso, no próximo dia 29, um sábado, às 16h, no estádio Mangueirão, em Belém. Para os azulinos, o duelo, além de colocar frente a frente à rivalidade entre dois gigantes do Estado, será o começo para a solidificação de uma base para o plantel azulino para a próxima temporada.
Com a confirmação do goleiro Vinícius, que inclusive tem treinado com o sub-20 da agremiação para manter a forma, conforme a diretoria de futebol, é esperada também a participação dos jogadores que tiveram destaque nesse ano, como no caso do zagueiro Mimica e dos volantes Fernandes e Vacaria. “A maioria daqueles atletas que nos interessaram para ampliar o vínculo foram procurados e estão quase confirmados. Estamos apenas verificando questões de logística”, adiantou o gerente de futebol Ari Barros.
A presença dos profissionais faz parte de um planejamento já para o ano que vem sobre a montagem de elenco. Além disso, é preciso ressaltar que a presença do treinador João Nasser Neto para continuar à frente da comissão técnica é quase assegurada.
Para fechar um time para o amistoso, é aguardada a integração de alguns atletas que estão em Belém, como os volantes Dudu e Keoma; o lateral Levy e valores da base, que deverão ser a grande maioria entre os relacionados. E o “olho clínico” em cima dos jovens é o que deverá ser um dos focos do embate. Isso porque alguns jogadores que já estão no radar dos diretores terão como principal teste para subir ao profissional o desenvolvimento em campo.
BAENÃO
A diretoria do Clube do Remo acredita que é importante a presença da torcida por um motivo especial: parte do valor arrecadado com os ingressos será destinada às obras de reabertura do estádio Baenão. A ideia é acelerar a restauração para o retorno do time profissional ao alçapão.
“O maior incentivo para o nosso torcedor comparecer é para nos ajudar a voltar para nossa casa. A depender da receita, vamos encaminhar um valor significativo, porque temos as despesas naturais também” destacou. “Não tenho dúvidas que o nosso torcedor vai abraçar a causa. É só olhar os números: tivemos a 15ª maior presença de público. Vai ser uma festa boa e queremos trazer um ex-jogador recente que marcou o clube para participar também”, comentou Ari Barros.
Remo e Tuna
Data: 29/ 09 (sábado)
Local: Mangueirão, em Belém
Horário: 16h
Ingressos: R$ 15 arquibancada/R$ 20 cadeira
Clássico para recordar os bons tempos
Apesar das campanhas do Clube do Remo no futebol profissional oscilarem bastante nas últimas temporadas, é fato que a nível estadual e regional o Leão ainda tem mantido certa autoridade nos duelos que participa.
O mesmo comportamento, porém, não é válido para a Tuna Luso, que deixou de ser uma das protagonistas do futebol do Pará nos últimos anos. Oficialmente, nessa década, as duas agremiações não chegaram a se enfrentar 10 vezes. O quadro é reflexo da instabilidade em competições nacionais e pela presença contínua dos lusos na Segunda Divisão Paraense.
No entanto, apesar da falta de embate em partidas oficiais, o torcedor José Agostinho acredita que o duelo será um clássico como manda as regras.
“Amistoso é diferente, não tem um peso competitivo, mas é um clássico. Para quem estava acostumado a presenciar Tuna e Remo, Tuna e Paysandu, o jogo não perde o valor, só aumenta”, comentou o torcedor.
Retrospecto recente – Remo x Tuna
Tuna 0 x 0 Remo – Paraense (20/02/2011 – Mangueirão)
Remo 5 x 2 Tuna – Paraense (05/05/2011 – Baenão)
Remo 1 x 2 Tuna – Paraense (01/02/2012 – Baenão)
Tuna 2 x 2 Remo – Paraense (29/03/2012 – Mangueirão)
Tuna 2 x 0 Remo – Paraense (17/01/2013 – Mangueirão)
Remo 1 x 0 Tuna – Paraense (10/03/2013 – Baenão)
(Matheus Miranda/Diário do Pará)