Ícone do site Rádio Clube do Pará

Relembre a trajetória do Clube do Remo na campanha do acesso

O torcedor do Clube do Remo está em êxtase devido à conquista do acesso à Série B no último domingo (29). Mas quando ele olha para trás, vê que isso esteve bem longe em determinados momentos.

Para falar do acesso, precisamos recapitular o começo da temporada, que começou recheada de expectativas. Primeiro, a chegada do executivo Sérgio Papellin, um dos principais nomes no crescimento do Fortaleza.

Conteúdo Relacionado:

Mudança quase imperceptível é fundamental no acesso do RemoCom Mangueirão lotado, Clube do Remo sobe para Série BSérie B vai injetar receita maior ao Remo em 2025. Veja os valoresClube do Remo bate recorde de público no Mangueirão



Em segundo, a manutenção do técnico Ricardo Catalá, que fez um bom trabalho em 2023, livrando o Leão do rebaixamento e quase o classificando à segunda fase da Série C.

Entretanto, as coisas não começaram bem em 2024 no Baenão, primeiro porque o goleiro Vinícius, ídolo, foi sacado pelo treinador, que apostou em Marcelo Rangel.



Foram oito jogos e apenas quatro vitórias. O clima ficou insustentável após a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil e o mau desempenho da equipe no Parazão. O treinador acabou demitido.

Depois da saída do treinador, o meia Camilo, uma das principais contratações do clube, pediu para deixar o Baenão. A crise estava instaurada e o Remo vivia o pior momento na competição nacional.

Para o lugar dele, Gustavo Morínigo, que começou com uma sequência de oito jogos invictos, sendo seis vitórias. No entanto, a eliminação nas semifinais da Copa Verde e a perda do Parazão, ambas para o Paysandu, o pressionaram.

Virando a página, o Leão foi para a Série C, nada bom! Três derrotas, uma vitória e uma derrota. Gustavo Morínigo não resistiu e acabou demitido. Antes dele, cinco jogadores foram dispensados do Baenão.



A diretoria azulina resolveu apostar em Rodrigo Santana, de 42 anos. Entretanto, diante do Náutico, o treinador apenas acompanhou o jogo e perdeu por 4 a 1, o que aumentou ainda mais os problemas e a pressão.

Rodrigo chegou sendo “pregado na cruz” devido a opiniões políticas. Com o time na zona, logo mostrou resultado e estreou vencendo o Sampaio Corrêa por 2 a 1, fora de casa, dando um ânimo a mais para o Leão.

Com as energias renovadas, Santana viu a dificuldade da equipe no Baenão e os azulinos passaram a mandar jogos no Mangueirão, o que melhorou o psicológico da equipe e, consequentemente, os resultados.



O Leão terminou a 17ª rodada fora da zona de classificação e, restando dois jogos, só poderia vencer e foi o que aconteceu. Vitória sobre o Londrina fez a equipe entrar no G-8 e o empate contra o São José garantiu a vaga.

No quadrangular, nada de derrotas, aproveitamento de 60% após duas vitórias e três empates. Vaga na Série B do Campeonato Brasileiro garantida em 2025 e festa do Fenômeno Azul.

Sob o comando do novo treinador, o Leão disputou 17 jogos, venceu 9, empatou 4 e perdeu 4. Neste período, a equipe marcou 23 gols e sofreu 16, saindo da zona de rebaixamento para o acesso.



Confira todos os resultados do Leão na Série C:

1ª Rodada: Remo 1 x 2 Volta Redonda2ª Rodada: Athletic 3 x 1 Remo3ª Rodada: Botafogo-PB 1 x 0 Remo4ª Rodada: Remo 1 x 0 Floresta5ª Rodada: Remo 0 x 0 Tombense6ª Rodada: Naútico 4 x 1 Remo7ª Rodada: Sampaio Corrêa 1 x 2 Remo8ª Rodada: Remo 0 x 1 São Bernardo9ª Rodada: Remo 1 x 0 Ypiranga10ª Rodada: ABC 3 x 1 Remo11ª Rodada: Remo 2 x 1 Ferroviário12ª Rodada: Caxias 2 x 4 Remo13ª Rodada: Ferroviária 2 x 1 Remo14ª Rodada: Remo 2 x 1 CSA15ª Rodada: Figueirense 1 x 0 Remo16ª Rodada: Remo 1 x 0 Aparecidense17ª Rodada: Confiança 1 x 0 Remo18ª Rodada: Remo 3 x 0 Londrina19ª Rodada: São José 0 x 0 Remo

Quadrangular:

1ª Rodada: Remo 2 x 1 Botafogo-PB2ª Rodada: São Bernardo 2 x 2 Remo3ª Rodada: Remo 0 x 0 Volta Redonda4ª Rodada: Volta Redonda 1 x 1 Remo5ª Rodada: Remo 1 x 0 São Bernardo6ª Rodada: Botafogo-PB x Remo

CRITÉRIOS PARA IR À FINAL

No próximo sábado (5), o Leão visita o Botafogo-PB no Estádio Almeidão. Os azulinos querem a vitória e torcem por um tropeço do Volta Redonda para se classificarem à final da Série C. A bola rola às 17h30.

Caso o Remo vença e o Volta Redonda também, empatam em vitórias e o finalista será decidido no saldo de gols. Hoje, os cariocas possuem saldo positivo de três gols, enquanto os paraenses estão com dois.

Se os clubes empatarem no saldo, levará a melhor quem tiver mais gols pró. Se a igualdade persistir, confronto direto (foram dois empates), o que fará o finalista ser decidido no número de cartões vermelhos.

Dando empate, o critério de desempate passa a ser o número de cartões amarelos. Caso o empate persista, o finalista será decidido mediante sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Read More

Sair da versão mobile