A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na última quarta-feira (2) o novo calendário do futebol nacional, com uma novidade bem significativa: o retorno da Copa Norte, competição que volta a ser disputada após 24 anos de ausência. A volta do torneio reformula o atual modelo da Copa Verde, que foi desmembrada em duas competições regionais: a Copa Norte e a Copa Centro-Oeste.
Com a reestruturação, a Copa Norte reunirá 12 clubes da região amazônica, enquanto a Copa Centro-Oeste contará com equipes dos estados da região e também do Espírito Santo. E com essa mudança, o Estado do Pará ganhou mais uma vaga na disputa em razão ao novo critério que passou a ser adotado através do ranking de federações estaduais.
Conteúdo relacionado
- CBF amplia Série D e Pará ganha terceiro representante
- Copa Norte retorna ao calendário nacional após 24 anos
- Rodrigo Fonseca é o novo técnico da Tuna Luso para 2026
Nesse novo cenário, a Federação Paraense (13ª colocada com 9.651 pontos) superou a Federação Amazonense (16ª colocada, com 6.533), o que garantiu a vaga para a Tuna Luso, clube que figura apenas na 87ª posição no ranking de clubes, com 978 pontos — bem abaixo do Manaus, que está a 64ª colocação, com 1.697 pontos. Além da Lusa, Remo e Paysandu também irão disputar o torneio.
Formato da competição
A Copa Norte será disputada entre os dias 25 de março e 7 de junho de 2025, com 24 clubes divididos em quatro grupos: A e B compostos por times da região Norte, e C e D com equipes do Centro-Oeste. A estrutura prevê semifinais dentro dos próprios grupos, funcionando como uma espécie de final regional. O campeão de cada grupo garante não só o título, mas também vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil de 2026.
Tuna Luso com quatro competições
E com a confirmação da Tuna Luso Brasileira na Copa Norte/Copa Verde, a equipe terá um calendário repleto de competições na temporada de 2026. Além do torneio regional, o time cruzmaltino irá também disputar o Campeonato Paraense, a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro. Vale lembrar que o técnico Rodrigo Fonseca irá comandar a equipe ao longo das competições.