Rádio Clube do Pará

Racismo no futebol é tema da coluna de Gerson Nogueira

Combater o ódio é dever de todos

Uma frase de cunho racista, de um perfil que se identificou como Junior Lima, insultou o volante Gelson e indignou a torcida azulina, durante a transmissão on-line do jogo entre Remo e Águia, domingo. A diretoria do clube, através do perfil oficial no Twitter, avisou que está tomando as providências para identificar e criminalizar o autor da ofensa: “O Clube do Remo já está tomando as medidas cabíveis e precisa de toda ajuda possível para identificar o criminoso. Racistas não passarão!”.

Não há outro caminho possível. Não pode haver tolerância com intolerantes e preconceituosos. Identificar e criminalizar são as únicas formas de combater essa chaga terrível do racismo no futebol e na vida. Além disso, é importante que os clubes desenvolvam campanhas preventivas de esclarecimento e orientação.

Afinal, como disse Nelson Mandela, não se nasce racista; aprende-se a ser racista. É, portanto, possível aprender também a não ser intolerante e nem discriminar pessoas. A onda de obscurantismo que varre o país nos últimos anos abriu as comportas do ódio, com abusos se repetindo via internet e presencialmente todos os dias.

Junior Lima escreveu a mensagem “Tira esse preto macaco do Gelson”. Rapidamente, o comentário passou a ser criticado nas redes sociais do próprio Remo. Gelson vinha jogando bem e chegou a mandar uma bola na trave do Águia, mas foi cornetado por parte da torcida do Remo por ter um estilo de jogo cadenciado. Na verdade, é um jogador habilidoso, um volante que defende e apoia muito o ataque. Foi uma das melhores contratações do clube para a temporada.

Além do posicionamento firme do Remo, o PSC passou por cima de rivalidades bobas e se solidarizou oficialmente com o médio azulino: “O Paysandu Sport Club se solidariza com o atleta Gelson, do Clube do Remo,vítima de racismo. Repudiamos todo e qualquer tipo de preconceito. É preciso dizer basta e essa luta é de todos nós!”.

Vários perfis seguem defendendo Gelson e repudiando a postagem criminosa. É preciso ampliar e fortalecer a resistência a comportamentos abusivos em todos os níveis de convivência humana, o que inclui o futebol profissional.

Papão volta a campo e tem chance de rodar elenco

O PSC encara o Itupiranga, hoje à noite, na condição de líder na classificação geral do campeonato, com dois pontos (22 a 20) de vantagem sobre o Remo, vice-líder. Classificado, o time tem como única preocupação manter a boa campanha e garantir a primeira posição, que dará a vantagem de jogar contra o 4º colocado na semifinal.

Do outro lado há um adversário que cumpre trajetória irregular no campeonato, sempre frequentando as últimas posições. Com 11 pontos, o Itupiranga não tem mais chances reais de classificar. Apesar disso, fez um jogo de muita luta e superação contra o Carajás na rodada passada.

O atacante Quadrado continua a ser o principal nome do time, embora não tenha confirmado a expectativa deixada logo na partida de estreia, por coincidência diante do Papão, na Curuzu.

Pelas alterações que fez no time durante o jogo de sábado, o técnico Hélio dos Anjos está disposto a rodar jogadores, dando oportunidades a nomes que estavam meio de lado no elenco. Alan Calbergue, que voltou ao clube após empréstimo, passa a merecer mais atenção.

De perfil técnico, Alan é versátil e rápido. Pode funcionar como volante avançado ou meia-armador, como atuou (bem) na segunda etapa diante do Paragominas. É talvez a melhor chance que tem de conquistar vaga no clube depois da breve oportunidade há três anos.

Outro que pode reaparecer é o lateral Netinho, que também foi lançado no último confronto substituindo a Tony. Erik Bessa e Mateus Anderson estão quase certos, para começar ou entrar durante a partida. Como Uchoa está suspenso, Caíque pode ganhar nova chance, mas precisa ter mais tranquilidade. O jovem Vitinho pode ser a novidade.

Além da preocupação em observar jogadores pouco utilizados, Hélio dos Anjos vai aproveitar para poupar titulares, visto que no sábado o Papão estreia na Série C recebendo o Santa Cruz na Curuzu.

Papão dispensa atacante que perdeu “gol mais feito” do ano

Não foi possível entender as razões da demissão no sucinto comunicado postado ontem à tarde, mas o certo é que o PSC dispensou o atacante Deivid Souza, que estava no elenco desde o começo da temporada. Hélio dos Anjos explicou à tarde que o próprio atleta pediu para sair. Como teve desempenho quase sempre sofrível e era um dos piores atacantes do grupo, causou surpresa que só agora tenha sido descartado.

De toda sorte, um lance bisonho no confronto de sábado contra o Paragominas marcou a despedida do atleta. Deivid perdeu, com a trave escancarada, a chance mais clara de gol do jogo. Bastava um toque certeiro, mas a bola saiu pela linha de fundo. Só escapou de uma vaia monumental porque não há público nos estádios. Deivid fez 10 jogos e marcou um gol pelo PSC.

A nota do clube foi curta e grossa: “O atleta teve seu contrato rescindido no início da tarde desta segunda-feira (3), após reunião com a diretoria”, diz o texto. Para bom entendedor…

Como foi titular na partida, Deivid parecia ter recebido ali sua última chance de mostrar utilidade. As palavras do técnico descartam essa hipótese. Uma pena. Imaginava-se que o clube tinha abraçado o critério de qualidade quanto a reforços improdutivos e de origem duvidosa.

Sair da versão mobile