Nesta quarta-feira (30), o estádio Centenário, em Montevidéu, será palco de um confronto decisivo entre Peñarol e Botafogo, que disputam a vaga na final da Copa Libertadores 2024. Com a larga vantagem conquistada no primeiro jogo, o Botafogo busca assegurar sua posição na final após a goleada de 5 a 0 em casa, na semana passada, no Nilton Santos.
A partida estava originalmente marcada para o estádio Campeón del Siglo, mas a Conmebol exigiu a alteração do local do jogo de volta pelas semifinais da competição, transferindo o jogo para o Centenário. A mudança foi necessária devido a preocupações com a segurança, especialmente após os torcedores uruguaios terem protagonizado episódios de vandalismo no Rio de Janeiro, resultando em confrontos com a polícia e na detenção de 20 torcedores, que seguem presos. O Centenário, com capacidade superior, foi considerado mais seguro para comportar os fãs dos dois clubes.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Conmebol exige torcida do Botafogo e ameaça portões fechados
- Uruguai veta torcida do Botafogo no confronto com Peñarol
- 29 minutos, um chute e caneta definirão convocação de Neymar
A decisão gerou controvérsias: o ministro do Interior uruguaio havia solicitado que o confronto fosse realizado com torcida única, mas a Conmebol rejeitou a proposta, ameaçando realizar o jogo com portões fechados, caso a torcida visitante não fosse permitida. O Botafogo criticou a tentativa de limitar a presença de seus torcedores, enquanto o presidente do Peñarol acusou o clube brasileiro de fomentar tensões desde o primeiro jogo, no qual os brasileiros venceram por 5 a 0.
Quer mais notícias da Libertadores? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
Com a mudança oficializada, o Botafogo chega ao Uruguai podendo contar com o apoio de sua torcida e com a vantagem confortável da goleada na partida de ida, podendo avançar à final mesmo com uma derrota por até quatro gols de diferença.
COMO CHEGAM AS EQUIPES
Em campo, o Peñarol deve apresentar uma escalação similar à do primeiro confronto, mas com o retorno do atacante Javier Cabrera, destaque nas quartas de final contra o Flamengo, que estava fora por lesão. O Botafogo, com vantagem confortável, deve optar por preservar jogadores pendurados como John, Barboza, Gregore, Luiz Henrique e Igor Jesus, já que um novo cartão amarelo os deixaria fora da possível final.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
Peñarol: Washington Aguerre; Pedro Milans, Javier Méndez, Guzmán Rodríguez, Maxi Olivera; Rodrigo Pérez, Damián García, Leo Fernández, Eduardo Darias; Leonardo Sequeira, Maxi Silvera. Técnico: Diego Aguirre.
Botafogo: Gatito Fernández; Vitinho (Mateo Ponte), Bastos, Adryelson, Marçal (Cuiabano); Danilo Barbosa, Marlon Freitas; Óscar Romero (Matheus Martins), Savarino, Thiago Almada (Eduardo); Tiquinho Soares. Técnico: Artur Jorge.
HORÁRIO E ONDE ASSISTIR
O jogo decisivo será transmitido pela TV Globo e pelo Paramount+ e está marcado para esta quarta-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília).
VEJA MAIS: