Ícone do site Rádio Clube do Pará

Paysandu vive entre a motivação e a cautela

Embalado pela vitória sobre o América-MG, a primeira do time fora de casa, o Paysandu enfrenta, hoje, a partir das 19h15, o ABC-RN, no estádio Frasqueirão, em Natal. O Papão precisa da vitória para manter-se na liderança da Série B do Brasileiro, posição que ocupa desde a vitória sobre o Internacional-RS, pela 3ª rodada da competição. A equipe paraense soma 10 pontos, tendo 83.3% de aproveitamento na competição, com três vitórias e um empate. O time bicolor é o único que até aqui não teve a sua defesa vazada, estando, portanto, há 360 minutos invicta.

 O Papão tem como principal concorrente à ponta da classificação da Segundona, o Santa Cruz-PE, que soma 9 pontos, ocupando a vice-liderança. Em seguida, aparecem Juventude-RS e Vila Nova-GO, com 8 e 7 pontos respectivamente. Já o ABC é apenas o 15º colocado, com apenas 5 pontos. Mas, o adversário bicolor tem a seu favor o histórico em jogos dentro de casa. Há 33 partidas que o time potiguar não sabe o que é ser derrotado atuando no Frasqueirão.

 O Paysandu desembarcou em Natal cheio de motivação, mas, ao mesmo tempo, cauteloso. O técnico Marcelo Chamusca e os jogadores do time evitam o clima de empolgação exagerada, que já toma conta dos torcedores, eufóricos com o início da participação do time na Série B. Mas, entre os atletas e a comissão técnica, o alerta é para que todos mantenham os pés no chão. “Não podemos achar que já somos o melhor time do mundo. Ainda temos muitos jogos pela frente e é preciso cautela”, ensina Chamusca.

 A mensagem do treinador tem sido bem assimilada pelos jogadores. Do goleiro Emerson ao atacante Marcão Santana, o discurso é um só: o de que o grupo precisa manter a humildade, evitando ao máximo que a festa dos torcedores chegue até o grupo. “A humildade deve vir em primeiro lugar”, aponta do arqueiro. “É sim um bom começo, mas não podemos nos acomodarmos, achando que já fizemos o necessário”, declarou o zagueiro Perema, um dos mais elogiados nos jogos do time, tanto pelos torcedores bicolores como pelos adversários.

NÚMEROS

360 – minutos sem tomar gol. É a marca bicolor até aqui na competição.
33 – jogos em sequência nos quais o ABC não é derrotado no Frasqueirão.

LUTA PELA REABILITAÇÃO

O ABC vai a campo hoje disposto a se reabilitar na Série B do Brasileiro. O time potiguar caiu, por 2 a 1, na rodada passada, atuando diante do Santa Cruz-PE, em Recife. O técnico Geninho poderá contar com os volantes Anderson Pedra e Márcio Passos, que voltaram aos treinos do elenco no último domingo, quando o grupo deu início à preparação para enfrentar o Papão. Em contrapartida, Geninho não dispõe do também volante Felipe Guedes, expulso na partida passada. Já o goleiro Jota, o meia Erivélton e o atacante Caio Mancha seguem sob os cuidados dos médicos e fisioterapeutas e estão fora de cogitação. O retorno de Pedra e Passos, pelo menos, dá opções para o técnico Geninho, que só contaria com os garotos Jardel, que vem sendo titular, e Jhonata para a posição.

FICHA TÉCNICA

ABC: Edson; Jonathan Bocão, Léo Fortunato, Cleiton e Eltinho; Anderson Pedra (Márcio Passos), Jardel, Gegê e Adriano Pardal; Nando e Dalberto. Técnico: Geninho

PAYSANDU: Emerson; Ayrton, Perema, Gilvan e Peri; Wesley, Augusto Recife e Rodrigo Andrade; Fernando Gabriel, Marcão Santana e Wellington Júnior. Técnico: Marcelo Chamusca

Local: Frasqueirão (Natal-RN)

Horário: 19h15

Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)

Assistentes: João Luiz Coelho de Albuquerque (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)

(Nildo Lima/Diário do Pará)

Sair da versão mobile