Rádio Clube do Pará

Paysandu segurou a pressão dos donos da casa e venceu jogo de ida

Um simples empate, por qualquer placar, no jogo de volta, contra o Cuiabá-MT, quarta-feira (20), no Mangueirão, dará o título da Copa Verde ao Paysandu pela terceira vez. A vantagem bicolor foi assegurada, ontem, ontem à noite, com a vitória do Papão, por 1 a 0, gol de Nicolas, que balançou a rede pela 13ª vez na temporada, no jogo de ida da final, na Arena Pantanal, na cidade de Cuiabá. Ao time mato-grossense só a vitória interessa. Triunfo favorável ao visitante por diferença de um gol levará a decisão para os tiros livres da marca do pênalti.

 

Um chute com perigo do atacante Vinícius Leite, após assistência de Nicolas, aos 25 minutos, foi tudo o que fez o Papão no primeiro tempo. Os 45 minutos iniciais do jogo foram de completo domínio do Cuiabá. O Papão iniciou e terminou a etapa sendo dominado pelo adversário. O Paysandu marcava mal, oferecendo liberdade à equipe da casa, que não deixava o visitante “respirar”. O Dourado era o senhor do jogo, encurralando o oponente em sua defesa e explorando as investidas ofensivas, principalmente, pelos francos, com o lateral-esquerdo Paulinho sendo a referência.

Com as rédeas do jogo nas mãos, o Dourado esteve perto do gol aos 13 e 19 em tentativas de Felipe Marques e Jefinho, o primeiro defendido por Giovanni e o segundo para fora. Marques voltou a arriscar, aos 22, com Giovanni evitando o gol. Em resposta, Vinícius Leite fez a única tentativa bicolor. Além de marcar mal e não ter nenhuma concatenação entre seus setores, o Paysandu ainda abusava, absurdamente, de erros na troca de passes, mesmo em lances de curta distância. O empate, sem gols, soou como prêmio ao Papão.

O jogo foi reiniciado com o Dourado pressionando. Antes do 1º minuto, Felipe Marques arriscou, mas isolou a bola para fora. O Paysandu, no entanto, dava sinais de melhora, atacando com mais frequência. Aos 4, Tomas Bastos, cobrando escanteio, quase abre o placar. O jogo era equilibrado, quando, aos 23, Leandro Lima cobrou falta da esquerda e Nicolas, entre os marcadores, testou para a rede. Papão 1 a 0. O Dourado respondeu numa cabeçada de Edinei, bem defendida por Giovanni.

O jogo era lá e cá, com Giovanni voltando a fazer grande defesa em tentativa de Léo, aos 27. Na sequência, Vinícius Leite cruzou na medida, mas Nicolas testou de cara com o gol para fora. A etapa final era bem mais interessante, com lances de grande emoção. O último deles, aos 36, num chute de bela feitura de Vinícius Leite, mas com a bola indo pela linha de fundo. Já nos acréscimos, Léo foi expulso, deixando o Dourado com 10 jogadores na reta final da partida. E assim a primeira parte da decisão chegou ao fim.

Discurso bicolor é de pés no chão

Apesar da boa vantagem arrancada em plena Arena Pantanal, mesmo com o time não jogando bem, principalmente no primeiro tempo, os jogadores do Paysandu deixaram o gramado, ontem, prometendo não se acomodar no jogo de volta, contra o Cuiabá-MT, quarta-feira, 20, no Mangueirão, quando o campeão da Copa Verde será, finalmente, conhecido. Os bicolores, nas entrevistas pós-jogo, destacaram a qualidade do adversário, que até poderia ter conseguido um melhor resultado na primeira partida, não fosse o ataque inoperante que tem.

“Não tem nada vencido”, alertou o lateral-esquerdo Bruno Collaço. “Estamos levando um resultado interessante para Belém, mas ainda tem a partida de volta”, completou o defensor. “Não tem nada de acomodação, nada de oba-oba. Como disse, tivemos um bom começo, um bom primeiro passo”, comentou Collaço. O discurso dos demais jogadores do Papão teve o mesmo teor. “Agora é aumentar a pegada no jogo de volta, pois sabemos que não tem nada ganho ainda”, declarou o atacante Vinícius Leite.

O meia Leandro Lima, responsável pela assistência no único gol da partida, seguiu no mesmo tipo de pronunciamento. “Não conquistamos nada. Foram apenas os primeiros 90 minutos, mas se Deus quiser, com apoio de nossa torcida, vamos conseguir o melhor, que é esse título pra fechar a temporada”, declarou. Nicolas, autor do gol da vitória, ratificou: “Não tem nada decidido. O que conseguimos foi apenas uma pequena vantagem”, apontou o artilheiro bicolor na temporada, com 13 gols em jogos oficiais.

Sair da versão mobile